Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034
Título: A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos
Autor(es): Bernasconi, Paola Bianca
Orientador(es): Mocrosky, Luciane Ferreira
Palavras-chave: Matemática - História
Escolas elementares
Ensino - Metodologia
Matemática
Mathematics - History
Elementary schools
Teaching - Methodology
Mathematics
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BERNACONI, Paola Bianca. A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho, orientado pela interrogação “Como a história pode contribuir para o ensino da matemática nos anos iniciais?”, teve por objetivo conhecer o que professores/pesquisadores vêm dizendo sobre a história da matemática nos anos iniciais da educação básica. Para tanto, foram analisados dois grandes eventos da Educação Matemática, o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) em busca das expressões dos docentes. Foi possível concluir que apesar de muitos estudiosos defenderem a história para ensinar matemática, existem pouquíssimas publicações que socializem a temática nos anos iniciais.
Abstract: This work, guided by the question "How can history contribute to the teaching of mathematics in the initial years?", Aimed to know what teachers / researchers have been saying about the history of mathematics in the initial years of basic education. For that, two major events of Mathematics Education, the Evento Nacional de Educação Matemática (ENEM) and the Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) were searched for the expressions of the teachers. It was possible to conclude that although many scholars defend history to teach mathematics, there are very few publications that socialize the theme in the early years.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2017_2_02.pdf585,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.