Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabri, Gabriel José Cavassin
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:16Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:16Z-
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationFABRI, Gabriel José Cavassin. Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037-
dc.description.abstractThe present research aims to demonstrate some possibilities to analysis statistical teaching situations based on two theoretical-methodological lines: Teaching Guide Activity (TGA) and Didactical Analysis (DA). To achieve this goal, the proposed Content Analysis steps was used for produced synthesis about TGA and DA, to recognized parameter that could be used for the analysis of that proposals present in the book “Pra que serve? – Estatística?”, these parameters are the relation between the role of the concept and the role of teacher. A bibliographical survey is also presents based on articles published in journals in the field of statistical teaching, to recognize what are the most apparent aspects within these productions and how this work connects to what has been produced. Among the results achieved, can recognize it the production of joint analysis alternative with these theoretical-methodological bases, also the production of the analysis tables of chapters of the paradidactical book.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleAtividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatísticapt_BR
dc.title.alternativeTeaching guide activity and didactical analysis: theorical foundations for the debate on statistics teaching situationspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui o objetivo de apresentar possibilidades de análise de situações de ensino de estatística baseando-se em duas linhas teórico-metodológicas: Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e Análise Didática (AD). Para o alcance desse, utilizou-se dos passos propostos da Análise de conteúdo para compor sínteses da AOE e da AD, de forma a reconhecer parâmetros que pudessem ser utilizados para análise das propostas presentes no livro paradidático “Pra que Serve – Estatística?”, sendo esses parâmetros as relações sobre o papel do conceito e o papel do professor. Também é apresentado um levantamento bibliográfico com base em artigos publicados em periódicos na área de ensino de estatística, para reconhecer quais são os aspectos aparentes dentro dessas produções e como este trabalho se conecta ao que vem sendo produzido. Dentre os resultados alcançados pode-se reconhecer a produção de uma alternativa de análise conjunta com essas bases teórico-metodológicas e também a produção de quadros de análise dos capítulos do livro paradidático.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee3Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2018_2_03.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.