Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9059
Título: Sobre a gestão financeira de escola pública: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): On the financial management of public school: a case study
Autor(es): Cordeiro, Alessandra Stival
Orientador(es): Rocha, Silvana Heidemann
Palavras-chave: Escolas públicas - Administração financeira
Educação - Finanças
Ajuda governamental à educação
Public schools - Business management
Education - Finance
State aid to education
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Alessandra Stival. Sobre a gestão financeira de escola pública: um estudo de caso. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo de caso, sobre a gestão financeira de um colégio estadual da rede pública de ensino paranaense. O estudo ficou limitado aos anos de 2013 e 2014. A discussão apresentada baseou-se num levantamento de dados em documentos oficiais do colégio, bem como em pesquisa de campo junto ao gestor escolar, estudantes, professores e demais trabalhadores da educação do colégio. O objetivo foi identificar se problemas encontrados no ambiente escolar eram devidos à insuficiência de recursos financeiros recebidos pelo colégio, em especial os provenientes de fontes públicas, se eram em virtude da má administração escolar ou, ainda, da junção de ambas as condições. Além disso,foram apresentados os recursos financeiros repassados pelos governos estadual e federal ao colégio, bem como os cálculos dos valores de repasses às escolas públicas; a fim de subsidiar discussões sobre o financiamento público da educação, entendida aqui como um direito de todos.
Abstract: This research presents the results of a case study about the financial management of a state school of Paraná educational system. The study was limited to the years 2013 and 2014. The argument presented was based on a survey of data through official documents of the school, as well as field survey of school administrator, students, teachers and other employees of the college. The main goal was to identify the problems found in the school environment were due to insufficient funds received by the school, especially those from public sources, whether it was due to the poor school administration, or even the junction of both conditions. The financial resources allocated by the state and federal governments to school as well as the calculation of lending values to public schools were also presented to support discussions on public financing of education, understood here as a right for everyone.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9059
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2016_1_01.pdf663,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.