Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Daniele Cecília Ulsom de
dc.date.accessioned2020-11-11T19:06:24Z-
dc.date.available2020-11-11T19:06:24Z-
dc.date.issued2011-11-29
dc.identifier.citationARAÚJO, Daniele Cecília Ulsom de. Oficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074-
dc.description.abstractThis research presents a pedagogical proposal to enable the application of classroom practices in science education in high schools of public school system and to formulate formation and training courses to professors oriented to this teaching methodology. The research discusses, as well, the possibility of the application of science education, with focus on formation of teachers with criticality and researcher by the update and deepening of formation process with the faculty. Finally, this research investigates the teaching methodology used during the science classes and identifies the obstacles faced by teachers on laboratory practices and gives new ways to overcome these questions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleOficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta pedagógica para a viabilização da aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências em colégios da rede pública de ensino e formulação de oficinas de formação e capacitação de docentes voltadas para tal metodologia de ensino. Discute a possibilidade de aplicação do ensino prático de Ciências com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigador através da atualização e aprofundamento do trabalho de formação com o corpo docente. Investiga a metodologia de ensino utilizada nas aulas ministradas na disciplina de Ciências. Identifica dificuldades apresentadas pelos professores no trato das práticas de laboratório e fornece novos meios de contornar tais problemas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fabiana Roberta
dc.contributor.advisor-co1Hussein, Silva
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2011_2_03.PDF1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.