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dc.creatorNascimento, Rafael
dc.creatorSantos Junior, Wilson Zimmermam
dc.date.accessioned2020-11-11T19:06:30Z-
dc.date.available2020-11-11T19:06:30Z-
dc.date.issued2012-06-22
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rafael; SANTOS JUNIOR, Wilson Zimmermam. Comparação de emissões provenientes da combustão de biodiesel e de suas misturas com o diesel em motor do ciclo diesel e aspectos econômicos. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9079-
dc.description.abstractThe use of biodiesel is an alternative to replace diesel in diesel engines without modifying the operation and performance of such equipment. This in order to reduce emissions of pollutants harmful to the environment and dependence on diesel. This study aimed to quantify and compare the emissions (NOx, CO, e SO2) and fuel consumption from the combustion of biodiesel, biodiesel-diesel blends and pure diesel in stationary diesel engine cycle to demonstrate the advantages and disadvantages environmental and economic due to the use of biodiesel as fuel. The biodiesel-diesel blends were made with S500 and S1800 diesel and forage turnip ethyl biodiesel in proportions B5, B10, B20, B40 and B80. The engine used that study was a motor generator brand Maquigeral, by which it was quantified the electric energy generated for each fuel used and, then, the cost to obtain electric energy using motor generator was compared with the cost to obtain electric energy from the distribution network of COPEL in peak time. The results showed that pure biodiesel was the fuel that generated more NOx and the B20 with S1800 diesel was the fuel that produced less NOx. Already the S500 diesel was the fuel that generated more CO and the B80 with S500 diesel was the fuel that produced less CO. The S500 diesel and the B80 with S500 diesel were the fuels with higher and lower economic viability, respectively, used in the motor generator. The B10 and B20 blends had the highest environmental and economic advantages when used as fuels in the diesel engine.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectCombustão - Motores (Diesel)pt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectBiodiesel fuelspt_BR
dc.subjectCombustion – Motors (Diesel)pt_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.subjectBiomass energypt_BR
dc.titleComparação de emissões provenientes da combustão de biodiesel e de suas misturas com o diesel em motor do ciclo diesel e aspectos econômicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de biodiesel é uma alternativa para substituir o diesel em motores do ciclo diesel sem modificar a operacionalidade e o desempenho desses equipamentos. Isso com o intuito de reduzir as emissões de poluentes danosos ao meio ambiente e a dependência pelo óleo diesel. Este trabalho teve como objetivo quantificar e comparar as emissões (NOx, CO, e SO2) e os consumos provenientes da combustão do biodiesel, de misturas biodiesel-diesel e do diesel puro em motor do ciclo diesel estacionário para mostrar as vantagens e as desvantagens econômicas e ambientais com o uso de biodiesel como combustível. As misturas biodiesel-diesel foram feitas com diesel S500 e S1800 e biodiesel etílico de nabo forrageiro nas proporções B5, B10, B20, B40 e B80. O motor usado foi um moto gerador da marca Maquigeral, através do qual foi quantificada a energia elétrica gerada para cada combustível utilizado e, assim, comparou-se o custo para obter energia com moto gerador com o custo para obter energia da rede de distribuição da COPEL em horário de ponta. Os resultados mostraram que o biodiesel puro foi o combustível que mais gerou NOx e o B20 com diesel S1800 foi o que menos gerou. Já no caso da emissão de CO, o diesel S500 foi o combustível que mais emitiu e o B80 com diesel S500 foi o que menos emitiu. O diesel S500 e o B80 com diesel S500 foram os combustíveis com maior e menor viabilidade econômica, respectivamente, usados no moto gerador. As misturas B10 e B20 apresentaram as maiores vantagens ambientais e econômicas quando usadas como combustíveis no motor diesel.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Ramos da
dc.contributor.advisor1Vechiatto, Wellington Wagner Dias
dc.contributor.advisor-co1Zagonel, Giuliano Fernandes
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
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