Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColeti, Cristine Lois
dc.date.accessioned2020-11-11T19:06:38Z-
dc.date.available2020-11-11T19:06:38Z-
dc.date.issued2013-10-02
dc.identifier.citationCOLETI, Cristine Lois. Desenvolvimento de recursos didáticos para deficientes visuais. 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9086-
dc.description.abstractThis work aim to evaluate the use of methodologies in chemical education for blinds. It was propose two educational tools, seeking the help of this audience. The subject chosen for the educational development of these technologies is the Periodic Table, as well as its organization and its properties. The first feature to use inexpensive and easy access materials to teachers, was basin in the use of this. The second feature this is a computer program developed for the purpose of teaching chemistry. The efficiency of the two methodologies will be assessed after the development of both.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de recursos didáticos para deficientes visuaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como intuito avaliar o uso de metodologias no ensino de química para deficientes visuais. São propostos dois recursos didáticos distintos, visando o auxílio a este público. O conteúdo didático escolhido para o desenvolvimento destas tecnologias é a Tabela Periódica, bem como sua organização e suas propriedades. O primeiro recurso utilizará de materiais de baixo custo e de fácil acesso aos professores, promovendo o acesso e disseminação, fazendo com que o alto custo ou a falta de disponibilidade dos materiais não sejam escusa para a realização do mesmo. O segundo recurso trata de um programa de computador desenvolvido para o propósito do ensino de Química. A eficiência das duas metodologias será avaliada após o desenvolvimento dos recursos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bianchi, José Carlos
dc.contributor.advisor-co1Xavier, Claudia Regina
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2013_1_02.pdf356,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.