Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9113
Título: Montagem de calorímetro de baixo custo e investigação de seu uso no ensino de termoquímica no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Calorimeter assembly budget and research your use in thermochemistry teaching in high school
Autor(es): Silva, João Marcos Lenhardt
Orientador(es): Monego, Maurici Luzia Charnevski Del
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Calorímetros
Termoquímica - Estudo e ensino
Chemistry - Study and teaching
Experiential learning
Calorimeters
Thermochemistry - Study and teaching
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, João Marcos Lenhardt. Montagem de calorímetro de baixo custo e investigação de seu uso no ensino de termoquímica no ensino médio. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Os conceitos da termoquímica como energia, temperatura, entalpia e calor são abstratos para o aluno, utilizando-os de forma equivocada no cotidiano. Com o objetivo de fazer o aluno compreender melhor esses conceitos, foi realizado esse projeto em quatro turmas do segundo ano regular do ensino médio, duas no Colégio particular Marcelino Beraldo, em Campina Grande do Sul, e outras duas no Colégio Estadual Santa Cândida, situado no bairro Santa Cândida, Curitiba. Primeiramente, foi realizada uma avaliação investigativa escrita para descobrir as formas equivocadas que os alunos interpretam esses conceitos. Em seguida, realizada uma prática que utiliza um calorímetro de baixo custo montado pelos próprios alunos e sua utilização para realizar uma reação química, e com isso explicar os conceitos e cálculos envolvidos na termoquímica. Um questionário para analisar a compreensão do aluno pós-experimento foi realizado para comparação. Também foram verificados como a Termoquímica aparece em provas de âmbito nacional como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com os resultados adquiridos observou-se que a prática elucidou os conceitos utilizados na termoquímica, além de ser observado que os alunos se mostraram mais interessados na aula quando eles não eram meros espectadores.
Abstract: The concepts of thermochemical as power, temperature, enthalpy and heat are abstract to the student, using them wrongly in everyday life. In order to make students better understand these concepts, this project was conducted in four classes of the second regular year of high school, two them in particular school Marcelino Beraldo, in Campina Grande do Sul, and another two in the Colégio Estadual Santa Cândida, located in the neighborhood Santa Candida Curitiba. First, an investigative written evaluation was carried out to discover the wrong ways that students interpret these concepts. Then performed a practice that uses an inexpensive calorimeter mounted by the students and their use to carry out a chemical reaction, and thus explain the concepts and calculations involved in thermochemical. A questionnaire to analyze the understanding of post-student experiment was performed for comparison. They were also checked as Thermochemistry appears in nationwide tests such as the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and the selection process of the Universidade Federal do Paraná (UFPR). With the acquired results it was observed that the practice elucidated the concepts used in thermochemical, and is observed that students were more interested in class when they were not mere spectators.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9113
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2015_2_04.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.