Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9174
Título: Extração e caracterização de compostos bioativos presentes no bagaço de uva
Autor(es): Makara, Cleyton Nascimento
Orientador(es): Haminiuk, Charles Windson Isidoro
Palavras-chave: Uva
Antioxidantes
Fenois
Grapes
Antioxidants
Phenols
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAKARA, Cleyton Nascimento. Extração e caracterização de compostos bioativos presentes no bagaço de uva. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: As indústrias de processamento de frutas geram elevados volumes de resíduos agroindustriais ricos em substâncias de alto valor nutricional e funcional. O Brasil vem se consolidando como um importante produtor mundial de vinho, gerando aproximadamente 20 % de resíduo na sua produção, como o bagaço. O objetivo deste estudo foi avaliar o bagaço de uva em função da presença de compostos fenólicos, flavonóides, antocianinas monoméricas e capacidade antioxidante. Extratos hidroetanólicos foram obtidos dos bagaços de uvas das variedades Bordo (BO), Cabernet Sauvignon (CS), Merlot (MT) e Tannat (TN). O conteúdo de fenólicos totais apresentou correlação direta com o teor de flavonóides e inversamente ao teor de antocianinas monoméricas. A variedade Cabernet Sauvignon (3582,32±13,03 mg GAE L-1) apresentou o maior teor de fenólicos totais e teor de flavonóides (2003,30±6,83 mg EC L−1). A variedade Tannat apresentou o teor mais elevado de resveratrol (3,60±0,03 mg 100g-1), seguida da variedade BO (2,40±0,10 mg 100g-1). O maior teor de antocianinas monoméricas foi obtido pela BO. Alguns compostos fenólicos foram quantificados por CLAE-DAD, sendo a catequina foi o composto mais abundante identificado no bagaço de uva para todas as variedades, seguido por ácido siríngico, teobromina e ácido vanílico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9174
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2015_2_18.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.