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dc.creatorCarvalho, Bruno Tokarski de
dc.creatorCosta, Rafael Torres Vidal da
dc.date.accessioned2020-11-12T12:01:49Z-
dc.date.available2020-11-12T12:01:49Z-
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationCARVALHO, Bruno Tokarski de. COSTA, Rafael Torres Vidal da. Plataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktop. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9212-
dc.description.abstractTeaching a good class has as an important point the stimulation of students so that they may build knowledge for themselves. In this sense, the presence of games in teaching methods support the idea of an alternative and more attractive method of teaching, stimulating students in their imagination and their search. Enabling teachers to bring resources such as these into a classroom in different disciplines, without the necessity for first obtaining advanced computer and programming knowledge, is a great hurdle to be overcome. This work analyzed the benefits of utilizing gamified tools and project and implementation of a prototype tool for the creation of games and presentations that support learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTerapia narrativapt_BR
dc.subjectFramework (Arquivo de computador)pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectNarrative therapypt_BR
dc.subjectFramework (Computer program)pt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titlePlataforma de desenvolvimento de jogos educacionais: um protótipo desktoppt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMinistrar uma boa aula tem como ponto importante estimular o aluno a que construa por si mesmo o conhecimento. Dessa forma, a presença de jogos nas práticas de ensino vem suportar a ideia de um ensino alternativo e mais atrativo, que estimule o aluno na sua imaginação e na sua busca pelo conhecimento. Permitir ao professor que traga recursos como esse para dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, sem que seja necessário primeiramente obter conhecimentos avançados em programação e computação, é um grande desafio a ser superado. O presente trabalho analisa os benefícios da utilização de ferramentas gamificadas e o projeto e implementação de um protótipo de ferramenta para criação de jogos e apresentações de apoio a aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee2Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee3Graeml, Alexandre Reis
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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