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Título: GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
Título(s) alternativo(s): GAIN: proposition of a gamification method applied to promote technology innovation
Autor(es): Costa, Guilherme da Silva
Dias, Yan
Orientador(es): Stadzisz, Paulo Cézar
Palavras-chave: Tecnologia
Inovações tecnológicas
Jogos de empresas
Framework (Arquivo de computador)
Jogos
Ambiente de trabalho
Technology
Technological innovations
Management games
Framework (Computer program)
Games
Work environment
Data do documento: 7-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final.
Abstract: In this work we seek to promote the innovation of technology through the use of a Gamification method. In order to do so, the theoretical models of Gamification presented in the literature were raised. Hence, this review attended to provide the theoretical basis for this work and also provide the alignment and convergence from the existing techniques of technological innovation. Given that, it was possible to create an abstract Gamification model to enhance technological innovation in companies. At first, the use of this proposed method acted on the level of maturity of the company allowing then the understanding of the current organization level. Thus, this can provide the games elements addition inside the company in order to promote the technological innovation. The developed model was applied in two companies and served as a support for the generation of new ideas. The results obtained in the pilot test were evaluated by the managers of the companies where the method was applied and this provided feedbacks on the opportunities and weaknesses of the proposed method. Finally, an evaluation of the model was carried out with the participants involved in the pilot test, which, finally, provided a broad view of the method from the point of view of an end user.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241
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