Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9271
Título: Monitoramento e análise do mecanismo de incentivo mayorship em locais do swarm
Autor(es): Souza, William de Oliveira
Orientador(es): Silva, Thiago Henrique Silva
Palavras-chave: Eleições municipais
Prefeitos - Eleições
Integração de dados (Computação)
Banco de dados
Redes sociais on-line
Elections, Municipal
Mayors - Election
Data integration (Computer service)
Data bases
Online social networks
Data do documento: 8-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, William de Oliveira. Monitoramento e análise do mecanismo de incentivo mayorship em locais do Swarm. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o mecanismo de incentivo mayorship (ou prefeitura) utilizado na rede social Foursquare-Swarm. Esse mecanismo premia o usuário que mais realizou check-ins nos últimos 30 dias em determinado local com uma classificação especial de prefeito deste local. Através de um monitoramento automático temporal, foi estudado como ocorrem as alternâncias de prefeitos e a reaparição de usuários nos locais estudados, que permitiu avaliar o mecanismo de incentivo de prefeitura do FoursquareSwarm. Foram coletados dados de centenas de locais de diferentes segmentos em Curitiba, Brasil e Chicago, Estados Unidos. A quantidade de alterações e reaparições de prefeitos foram analisadas para verificar a influência de disputas pela prefeitura por local e por categoria. Os resultados mostram, por exemplo, que locais públicos e de lazer, como parques e museus, apresentam maiores disputas (e check-ins) entre os usuários de Curitiba, mas o mesmo não é observado para Chicago na mesma intensidade. Este estudo permite avaliar a eficácia do mecanismo de incentivo e permite que outros sistemas possam utilizar a metodologia e os resultados para determinar locais em que esse mecanismo de incentivo é vantajoso, bem como para a criação de novos serviços.
Abstract: This work presents a study about the incentive mechanism called mayorship, used by the social network Foursquare-Swarm. This mechanism gives a reward to the user that checked-in more times in the last 30 days in a specific place with a reward called mayorship (the place‘s mayor). Using an automatic temporal watcher, we study how the alternations of mayors occur and the reappearance of users in the studied places, allowing the analysis of the incentive mechanism mayorship of Foursquare-Swarm. Hundreds of places were monitored in both cities Curitiba, Brazil, and Chicago, United States. The number of changes and reappearances of mayors was studied to examine the influence of contest for the mayorship by place and category. The results show that the public and recreation places like parks and museums, presented the most prominent competition (and check-ins) among users of Curitiba, but this is not observed in the same intensity in Chicago. This study makes it possible to evaluate the effectiveness of the incentive mechanism and allows other systems to use the methodology and results to determine where this incentive mechanism is beneficial and for the creation of new services.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9271
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2019_1_08.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.