Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9608
Título: Avaliação da composição geoquímica da matéria orgânica de sedimentos lacustres
Autor(es): SOUZA, Daniele Botelho de
Orientador(es): Azevedo, Júlio César Rodrigues de
Palavras-chave: Hidrocarbonetos
Água - poluição
Hydrocarbons
Water - pollution
Data do documento: 24-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Daniele Botelho de. Avaliação da composição geoquímica da matéria orgânica de sedimentos lacustres. 2011. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: A matéria orgânica natural presente nos ecossistemas aquáticos, provenientes de fontes alóctones ou autóctones, apresenta relevantes funções de complexação, sorção e imobilização de muitas substâncias orgânicas, contaminantes e metais pesados, podendo reter ou biodisponibilizar compostos químicos para os organismos aquáticos. Além disto, o conhecimento qualitativo e quantitativo da matéria orgânica permite verificar o nível de poluição de sistemas hídricos. Desta forma, a elucidação e compreensão da composição do material orgânico existente nos corpos d’água são de grande interesse ambiental. Investigou-se a matéria orgânica presente no reservatório Vossoroca, localizado no município de Tijucas do Sul – PR, por meio de análises de concentração de carbono orgânico dissolvido (COD) e parâmetros de campo em amostras de água e das concentrações de C/N/P e perfil de distribuição de determinados hidrocarbonetos alifáticos em amostras de sedimento. No sedimento superficial também foram avaliadas as concentrações de 16 HPAs e algumas relações entre isômeros específicos. Os resultados de COD e parâmetros de campo apontaram uma influência do período chuvoso e seco sobre a matéria orgânica presente no reservatório Vossoroca. As concentrações dos compostos elementares avaliados no sedimento indicaram um ambiente com interferências antropogênicas pouco significativas. O perfil dos hidrocarbonetos alifáticos revelou a contribuição de matéria orgânica proveniente de plantas superiores terrestres e também de fontes autóctones. Os 16 HPAs investigados foram detectados em todos os pontos de coleta na primeira campanha e as relações empregadas entre determinados isômeros indicaram origens pirolíticas predominantes destes compostos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9608
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COPAM_2011_2_05.PDF1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.