Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9779
Título: Métodos e ferramentas da qualidade utilizados nas empresas do ramo automotivo de Curitiba
Autor(es): Campos, Thais de
Orientador(es): Pinto, Ubiradir Mendes
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Automóveis - Controle de qualidade
Qualidade dos produtos
Total quality management
Automobiles - Quality control
Quality of products
Data do documento: 31-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, Thais de. Métodos e ferramentas da qualidade utilizados nas empresas do ramo automotivo de Curitiba. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Na indústria automotiva, à complexidade e o alto grau de desenvolvimento tecnológico de seus processos e produtos somam-se a necessidade crescente de diferenciação pelos baixos custos e qualidade. A aplicação de uma metodologia para análise e solução de problemas em um produto/serviço é importante na identificação da causa raiz, correção da falha e implementação de ações corretivas e preventivas para redução de custos e manutenção da qualidade. O uso de técnicas e ferramentas da qualidade tais como, o brainstorming, diagrama de causa e efeito, gráfico de Pareto, FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha), QFD (Desdobramento da Função Qualidade), entre outros, vem contribuir para a solução de problemas, redução de não conformidades dentro do processo produtivo e para a melhoria da qualidade. O presente trabalho busca analisar verificar a utilização de alguns métodos e ferramentas para solução de problemas e melhoria da Qualidade do produto nas empresas do ramo automobilístico de Curitiba e região. A obtenção dos dados foi feita através de um questionário elaborado e enviado ao setor da qualidade das empresas selecionadas. O universo para a coleta de dados foi as maiores empresas do ramo em Curitiba. A verificação foi feita em termos quantitativos de quais métodos e ferramentas são utilizados, como e quando são utilizados e que benefícios trazem para a empresa. Como resultado, observou-se que a adoção de métodos e ferramentas da qualidade auxilia a manter os objetivos e metas relacionados à qualidade traçados pelas empresas. A necessidade do uso dos métodos e ferramentas da qualidade é reconhecida pelas empresas pesquisadas como meios para a obtenção de produtividade do sucesso da qualidade de seus produtos e serviços em todos os níveis da organização.
Abstract: In the automotive industry, the complexity and high degree of technological development of its processes and products are added to the growing need for differentiation by low costs and quality. The application of a methodology for analyzing and solving problems in a product / service is important in identifying the root cause, fix the fault and implementing corrective and preventive actions to reduce costs and maintain quality. The use of quality tools and techniques such as brainstorming, cause and effect diagram , Pareto chart , FMEA Analysis (Failure Mode and Effects), QFD (Quality Function Deployment), among others, contributes to troubleshooting, reducing non-conformities within the production process and quality improvement . This study aims to analyze to verify the use of some methods and tools for troubleshooting and improving product quality in the companies of the automotive industry and region of Curitiba. Data collection was done through a questionnaire prepared and sent to the quality of the selected companies sector. The universe for the data collection was the top business leaders in Curitiba. This was done in terms of quantitative methods and tools which are used as and when they are used and what benefits they bring to the company. As a result, it was observed that the adoption of methods and quality tools helps maintain the objectives and goals related to quality outlined by the companies. The need to use the methods and tools of quality is recognized by the surveyed companies as a means for obtaining productivity success of the quality of its products and services at all levels of the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9779
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COTEL_2014_1_03.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.