Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9825
Título: Desenvolvimento de um sensor de toque “piezoiônico” transparente e conformal
Título(s) alternativo(s): Development of a transparent and flexible “piezoionic” touch sensor
Autor(es): Glitz, Ettore Frederico Scabeni
Orientador(es): Rosa, Marcelo de Oliveira
Palavras-chave: Poliuretanas
Detectores
Materiais biomédicos
Robótica
Polímeros
Engenharia elétrica
Polyurethanes
Detectors
Biomedical materials
Robotics
Polymers
Electric engineering
Data do documento: 30-Ago-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GLITZ, Ettore Frederico Scabeni. Desenvolvimento de um sensor de toque “piezoiônico” transparente e conformal. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O projeto aqui apresentado consiste na análise para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de sensor ao toque utilizando um hidrogel de poliuretano. Este material possui interessantes propriedades como transparência e flexibilidade, que podem ser úteis no desenvolvimento de sensores ao toque com estas características. Uma vez que o material é completamente maleável, o mesmo pode ser facilmente aplicado no ramo da biomedicina, devido ao fato que este se ajusta ao formato da superfície da pele, por exemplo. Uma extensiva pesquisa bibliográfica é apresentada explicitando a aplicação de hidrogel como sensor, bem como outras tecnologias que permitem o desenvolvimento de sensores transparentes e/ou flexíveis. O resultado de diversos testes e experimentos com o gel em diferentes situações é apresentado, o que possibilita a otimização do mesmo para a obtenção de um sinal que pode ser utilizado para a leitura da aplicação de uma pressão. Também é realizada uma análise do sinal obtido nos experimentos a fim de encontrar modos de tratá-lo de maneira que este possa ser empregado em um circuito elétrico.
Abstract: The project presented here consists on the analysis for the development of a novel type of touch sensor employing a polyurethane hydrogel. This material possesses interesting features such as transparency and flexibility, which can be used in the development of touch sensors with these characteristics. Because of the malleability of the material, it can be easily applied in the biomedical field, since it adjusts its shape to the surface of the skin, for example. A review on the applications of the hydrogel as a sensor is presented, as well as a review on other technologies that allow the development of transparent and/or flexible sensors. The result of experiments performed with the gel in different conditions is also discussed. From the analysis of the data, the best settings are adopted in order to obtain the best signal amplitude for pressure detection. The manipulations required for the signal to be used in an electrical circuit are also analyzed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9825
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2016_2_07.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.