Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Campo Mourao | Licenciatura em Química | 30-Nov-2021 | Educação inclusiva e a formação de professores: proposta de sequência didática para o ensino de química inorgânica à deficientes visuais e cegos | Quadros, Giovanna Conrado |
Curitiba | - | 2017 | English for us: students' audiobook | Retorta, Miriam Sester (Org.) |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 21-Fev-2017 | O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo | Galvão, Daiane Leszarinski |
Curitiba | Bacharelado em Sistemas de Informação | 16-Dez-2015 | Guia para o desenvolvimento de materiais instrucionais acessíveis: considerações sobre o público cego | Ferraz, Annie Caroline |
Medianeira | - | 1-Dez-2012 | A inclusão: o aluno cego e a formação de professores no ensino fundamental II | Caetano, Rosimery Teresinha Balestieri |
Curitiba | Graduação em Engenharia de Computação | 11-Dez-2017 | Leia Braile: dispositivo tipo Linha Braile de baixo custo para leitura de textos digitais por pessoas com deficiência visual | Silvano, Fernanda Gasparini; Ribeiro, Lucas Matheus Marin |
Londrina | Licenciatura em Química | 2-Jul-2019 | Orientações didáticas para o ensino de química na perspectiva inclusiva: a elaboração e o uso de materiais adaptados para alunos cegos | Toyama, Karla Suzi Furutani |
Curitiba | Licenciatura em Letras Português/Inglês | 1-Dez-2015 | O papel dos podcasts na aprendizagem do inglês como língua adicional: experiência de alunos cegos e de baixa visão em um curso de extensão | Lúcio, Hanne Raffaela Turek |
Ponta Grossa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | 30-Nov-2020 | A significação dos números inteiros por estudantes cegos e de baixa visão a partir do material soroban dos inteiros | Felipe, Natali Angela |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 26-Set-2017 | A tabela periódica como tecnologia assistiva na educação em química para discentes cegos e com baixa visão | Silva, Rodrigo Pedroso da |
Curitiba | - | 2017 | Teaching English to the visually-impaired: a handbook for brazilian teachers | Retorta, Miriam Sester (Org.) |