Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10205
Título: Comparativo de equipamentos de soldagem para validar proposta de instalação de um sistema de monitoramento do processo
Autor(es): Reino, Alexandre Juliani
Fronza, Ricardo Oliveto
Orientador(es): Weller, Tiago Rodrigues
Palavras-chave: Métodos de linha de montagem - Controle de produção
Solda e soldagem
Arco de soldagem submersa
Assembly-line methods - Production control
Solder and soldering
Submerged arc welding
Data do documento: 11-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REINO, Alexandre Juliani; FRONZA, Ricardo Oliveto. Comparativo de equipamentos de soldagem para validar proposta de instalação de um sistema de monitoramento do processo. 2015. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Neste trabalho, buscou-se apresentar a validação de um sistema de controle e monitoramento instalado em uma nova linha de produção comparado a uma linha que não utiliza esse sistema através da análise da qualidade e eficiência da soldagem em uma empresa de equipamentos agrícolas, tendo como base o processo de soldagem MIG/MAG. Para o processo, foram definidos os parâmetros de entrada da soldagem como velocidade de alimentação do arame e tensão dentro dos limites recomendados pela empresa, realizado oito soldagens de três componentes do produto e levantado os dados utilizados na análise. Foram tiradas fotografias para análise visual do cordão de solda e levantado os dados de consumo de energia e arame das duas linhas de produção. Como resultado final, pôde-se observar uma melhora na qualidade dos cordões e uma ligeira economia em relação ao consumo de energia. Já do arame não teve grande variação. Através dessas análises foi justificada a instalação do sistema de monitoramento do processo.
Abstract: In this research, our focus was on presenting the validation of a control and monitoration system installed in a new production line compared to one that does not use this system through quality analysis and welding efficiency on an agricultural equipment company, based on MIG/MAG welding process. For the process, welding of input parameters were defined as wire feed speed and voltage (tension) within the limits recommended by the company, helding eight welding of three components of the product and raised the data used in the analysis. Photographs were taken for visual analysis of the welding cord and raised the wire and energy consumption data of the two production lines. As result, an improvement can be observed in the quality of the cords and a slight economy in the power consumption. The wire on the other hand had no major variation. Through these analyzes, the installation of the process monitoring system was justified.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10205
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_21.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.