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Título: Desenvolvimento de dispositivo para caracterização de pneus automotivos
Autor(es): Cordeiro, Heitor Nogarolli
Orientador(es): Guérios, Maro Rogér
Palavras-chave: Força (Mecânica)
Pneumáticos - Desenvolvimento
Automóveis - Dispositivos de transmissão
Power (Mechanics)
Tires, Rubber - Development
Automobiles - Transmission devices
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Heitor Nogarolli. Desenvolvimento de dispositivo para caracterização de pneus automotivos. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Todo projeto de sistema de suspensão e direção veicular deve ter início com o conhecimento das curvas de comportamento dos pneus a serem empregados, pois serão somente estes os componentes em contato com o solo, ou seja, os únicos responsáveis em gerar aderência para o controle do automóvel. Fabricantes de pneus não tem o hábito de fornecer esses dados aos interessados em fazer uso de seus produtos, tornando-se primordial o levantamento das características do pneumático com ensaio próprio ou através de empresas especializadas. Tendo em vista o alto custo de uma caracterização através de terceiros, objetiva-se o desenvolvimento de um dispositivo, do tipo trenó, que permita conhecer a capacidade do pneu gerar força lateral com diferentes ângulos de deriva e cargas normais. Além disso, deve-se desenvolver um equipamento com custo inferior a R$600, se adequando à realidade da maioria das equipes de Baja SAE do Brasil.
Abstract: The design of any suspension and steering system should start having the knowledge of the behavior data of the tires that are going to be used. These are the only components in contact with the ground. This means they are responsible exclusively in giving adherence and control to the vehicle. Tire manufacturers rarely provides such data to automobile designers, which gives great importance to the task of acquiring the characteristics of the tire, either by contracting specialized companies or by experimenting the tire with own means. Due to the high costs of third party companies it was developed a sled type device to evaluate the lateral force tire capacity with different normal loads ant drift angles. Should develop a machine with less than R$600 cost, adapting to the reality of most Baja SAE Brazil teams.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10207
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