Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10423
Título: Estudo da viabilidade técnica da produção de nanopartículas de prata/haloisita por redução térmica
Autor(es): Suckow, Gustavo Cardoso
Kalinowski, Leonardo
Orientador(es): Villanova, Rodrigo Lupinacci
Palavras-chave: Redução (Química)
Nanotecnologia
Nanotubos
Prata
Polímeros
Engenharia mecânica
Reduction (Chemistry)
Nanotechnology
Nanotubes
Silver
Polymers
Mechanical engineering
Data do documento: 20-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SUCKOW, Gustavo Cardoso; KALINOWSKI, Leonardo. Estudo da viabilidade técnica da produção de nanopartículas de prata/haloisita por redução térmica. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O desperdício de alimentos na atualidade e o elevado indicie de infecções hospitalares causadas por bactérias, gera uma busca por novas tecnologias que possam combater esses problemas. Uma solução que pode ajudar em um futuro próximo é a utilização de polímeros com nanopartículas de prata, que apresentem ação bactericida e fungicida, para não só combater as bactérias, mas bem como aumentar a validade de alimentos. Esse trabalho apresenta uma revisão da literatura mundial sobre nanotecnologia e nanopartículas, a execução e análise de diferentes procedimentos para a produção de nanopartículas de prata metálica por meio da redução de acetato de prata em haloisita, e prova a viabilidade técnica do método desenvolvido, discutindo suas variações e a consequente abertura de novos campos de estudos.
Abstract: Today, food waste and the high number of hospital bacterial infections generates a search for new technologies that can fight these problems. A solution that may help in a near future will be the use of polymers with silver nanoparticles, which have bactericide and fungicide properties, not only to eliminate bacteria, but to increase the shelf life of food as well. This project presents a literature review about nanotechnology and nanoparticles, the execution and analysis of different procedures to produce silver nanoparticles by reduction of silver acetate in halloysite, a natural nanoclay, and proves the technical viability of developed method, discussing its variations and the consequent opening of new fields of studies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10423
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_1_17.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.