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Título: Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática
Título(s) alternativo(s): Assembly line balancing of diesel engines by mathematical programming
Autor(es): Leal, Eduardo Garcia
Grespan, Lucas Ampessan
Orientador(es): Magatão, Leandro
Palavras-chave: Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Indústria automobilística
Programação linear
Assembly-line balancing
Mathematical models
Automobile industry and trade
Linear programming
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEAL, Eduardo Garcia; GRESPAN, Lucas Ampessan. Balanceamento de uma linha de montagem de motores diesel por programação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A otimização dos processos produtivos com a redução de desperdícios e aumento de produtividade é o âmago das montadoras do ramo automobilístico. O balanceamento de linha de montagem tem, na redução do tempo de ciclo da linha, um de seus objetivos principais, possibilitando reduzir o custo de produção e aumentar sua produtividade por meio do equilíbrio nos tempos de processamento das estações de trabalho. Neste trabalho levantou-se as condições e características de um trecho final da linha de montagem de uma montadora de motores diesel nacional, estabeleceu-se relações de precedência entre as tarefas desempenhadas e, por meio da resolução computacional de uma modelagem matemática em Programação Linear Inteira Mista (PLIM), verificou-se a possível otimização da linha, reduzindo-se o tempo de ciclo. O estudo foi aplicado aos dois motores de maior produção da fábrica; observou-se uma distribuição mais equilibrada entre os tempos das estações de trabalho e uma melhora nos indicadores da linha de montagem, possibilitando galgar a desejada redução de custos na produção dos motores.
Abstract: The optimization of production processes with reduction of waste and increase in productivity is the focus of automotive assembly lines. The assembly line balancing problem has the reduction of the line cycle time as one of the main objectives, enabling decreases in production costs and increase in productivity through balancing processing times across workstations. In this report, the conditions and characteristics of a final part assembly line of diesel engines was analyzed. The precedence relations of performed tasks was identified. In addition, by the computational solution of a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP), the possibility of optimizing the line was verified, decreasing the cycle time. The study was applied for the two most produced engines in factory; it was observed a balancing in workstations productive times and better assembly line indicators, making possible to achieve the desired cost reduction in the engine production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10619
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