Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11038
Título: Análise dos livros didáticos utilizados no 8º e 9º ano do ensino fundamental: abordagem das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)
Autor(es): Iesbik, Simone Aparecida
Orientador(es): Boeno, Rosangela Maria
Palavras-chave: Educação sexual
Doenças sexualmente transmissíveis
Livros didáticos
Sex instruction
Sexually transmitted diseases
Textbooks
Data do documento: 24-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: IESBIK, Simone Aparecida. Análise dos livros didáticos utilizados no 8º e 9º ano do ensino fundamental: abordagem das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os livros do Projeto Teláris do autor Fernando Gewandsznajder oitavo e nono ano, e verificar se este material contempla o que se apresenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. A educação sexual é compreendida como um conjunto de informações acerca da sexualidade, a qual muitas vezes é tratada de maneira informal, acontecendo também no ambiente familiar, sendo que às vezes é apresentada aos jovens como sendo um padrão de moral imposto pela sociedade. A pesquisa realizou-se de modo a traçar um quadro comparativo entre o que está previsto nos PCNs em relação às doenças sexualmente transmissíveis, e o que está sendo abordado nos livros didáticos que os professores estão utilizando em sala de aula. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uso da metodologia de análise de conteúdo para a interpretação dos dados da pesquisa. No ambiente formal, no caso, a escola, a pesquisa apontou que ela é apresentada de maneira superficial. Através desse estudo pode-se concluir ainda que é possível desenvolver encaminhamentos no sentido de implementar as ações dos docentes em relação à temática, tanto no que se refere ao trabalho com os alunos, quanto com os pais.
Abstract: This course was designed to analyze the textbooks of Fernando Gewandsznajder's eighth and ninth grade Teláris Project, and to verify if this material contemplates what is presented in the National Curricular Parameters (PCNs) on Sexually Transmitted Diseases. Sex education is understood as a set of information about sexuality, which is often treated informally, also occurring in the family environment, and is sometimes presented to young people as a moral standard imposed by society. The research was conducted in order to draw a comparative picture of what is predicted in PCNs regarding sexually transmitted diseases, and what is being addressed in the textbooks teachers are using in the classroom. We used bibliographical research and the use of the content analysis methodology for the interpretation of the research data. In the formal environment, in the case, the school, the research pointed out that it is presented in a superficial way. Through this study it can be concluded that it is possible to develop referrals in order to implement the actions of the teachers in relation to the subject, both with regard to work with students and parents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11038
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_1_19.pdf578,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.