Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11394
Título: Perfil do consumidor de carne suína no município de Dois Vizinhos - PR
Título(s) alternativo(s): Consumer profile of swine meat in the municipality of Dois Vizinhos - PR
Autor(es): Silva, Tiago Ferreira da
Orientador(es): Cella, Paulo Segatto
Palavras-chave: Suínos
Consumidores
Carne de porco
Swine
Consumers
Pork
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Tiago Ferreira. Perfil do consumidor de carne suína no município de Dois Vizinhos - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O Objetivo do trabalho foi identificar o perfil do consumidor de carne suína na cidade de Dois Vizinhos-PR, verificando assim os fatores que influenciam esse consumo. Para realização deste trabalho foi considerado o tamanho populacional da cidade e foram aplicados 396 questionários para traçar o perfil do consumidor, sendo aplicados em frente a mercados. Os resultados foram submetidos a análise de frequência e comparados pelo teste de Qui-quadrado, e/ou teste de Likelihood Ratio Chi-Square (Teste G), para faixa etária, renda e escolaridade, foi utilizado o procedimento estatístico PROC FREQ do software estatístico SAS (2018) e as análises dos Clusters foram feitas também pelo programa estatístico SAS, todos eles submetidos ao erro amostral de 5%. Em termos gerais a pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados eram homens, com duas faixas etárias distintas (21-30 anos e acima de 40 anos), com renda mensal de até 3000 reais, que consumiam carne in natura e embutidos com frequência. Estavam habituados a consumir esses produtos cárneos e achavam a carne saborosa. Sendo que a maioria não conhecia carne in natura orgânica, mas experimentaria.
Abstract: The objective of this work was to identify the swine meat consumer profile in the city of Dois Vizinhos-PR, thus verifying the factors that influence this consumption. For the knowledge programmed the data of the population of the city and were applied to the data management of the profile of consumer, being the exposure in front to markets. The results were submitted to frequency and Chi-square test, and / or Qui-Square Ratio Probability (G-Test), for the age, income and schooling, we used the PROC FREQ statistical procedure of statistical software SAS (2018) and cluster applications were also by the SAS statistical program, 5%. Overall, the survey showed that the majority of the interviewees were men, with two distinct age groups (21-30 years old and over 40 years old), with a monthly income of 3,000 Reais, which consumed meat in natura and frequently. They were accustomed to consuming meat products and found the meat tasty. In organic nature, but would experience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11394
Aparece nas coleções:DV - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COZOO_2019_1_16.pdf585,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.