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Título: Gerenciamento de resíduos líquidos e toxicidade do efluente em empresas de reparação automotiva
Título(s) alternativo(s): Management of liquid waste and effluent toxicity in automotive repair companies
Autor(es): Heckler, Renan Eliézer
Orientador(es): Cembranel, Adir Silvério
Palavras-chave: Gestão ambiental
Resíduos industriais
Testes de toxicidade
Oficinas mecânicas
Environmental management
Factory and trade waste
Toxicity testing
Machine shops
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: HECKLER, Renan Eliézer. Gerenciamento de resíduos líquidos e toxicidade do efluente em empresas de reparação automotiva. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: O óleo lubrificante é o principal resíduo gerado no setor de reparação automotiva, considerado perigoso pois pode causar danos ao meio ambiente e à saúde pública. O presente projeto teve como objetivo avaliar o sistema de gestão dos resíduos líquidos e a eficiência do sistema de tratamento de efluente, bem como determinar a toxicidade do efluente das empresas de reparação automotiva do município de Francisco Beltrão-PR. O estudo foi desenvolvido por meio de visita in loco, no qual foram avaliadas as metodologias de gestão dos resíduos líquidos e o sistema de tratamento dos efluentes, em relação às normas NBR’s 9800/1987, 12235/1992 e CONAMA 357/2005 e 430/2011. Determinou-se a eficiência do separador de água e óleo por meio de análises dos parâmetros físico-químicos do efluente líquido, como a temperatura, pH, sólidos sedimentáveis, sólidos totais e óleos e graxas. As temperaturas variaram entre 26,5 ºC e 29,7 ºC, encontrando-se de acordo com a legislação vigente. Os valores de pH alternaram entre 3,14 e 7,49. Sólidos totais variaram entre 330 mg/L e 3.306 mg/L. Para sólidos sedimentáveis, obteve-se valores inferiores a 0,5 mL/L até 30 mL/L. Para óleos e graxas, foram encontrados valores entre 22,0 mg/L e superiores a 500.000 mg/L. O teste de toxicidade foi realizado utilizando como bioindicador a Artemia salina, o resultado indicou que o efluente gerado pelas empresas é tóxico em 90% dos casos.
Abstract: Lubricating oil is the main waste generated in the automotive repair sector, considered dangerous because it can cause damage to the environment and public health. The present project aimed to evaluate the liquid waste management system and the efficiency of the effluent treatment system, as well as to determine the effluent toxicity of the automotive repair companies in the municipality of Francisco Beltrão-PR. The study was carried out by means of an on-site visit in which the liquid waste management methodologies and the effluent treatment system were evaluated, in relation to NBR's standards 9800/1987, 12235/1992 and CONAMA 357/2005 and 430/2011. The efficiency of the water and oil separator was determined by analyzing the physical-chemical parameters of the liquid effluent, such as temperature, pH, sedimentable solids, total solids and oils and greases. Temperatures ranged between 26,5 ° C and 29,7 ° C, and were in accordance with current legislation. The pH values ranged from 3,14 to 7,49. Total solids ranged from 330 mg/L to 3.306 mg/L. For sedimentable solids, values below 0,5 mL/L up to 30 mL/L were obtained. For oils and greases, values between 22,0 mg/L and greater than 500.000 mg/L were found. The toxicity test was performed using Artemia salina as a bioindicator, the result indicated that the effluent generated by the companies is toxic in 90% of the cases.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11439
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