Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11720
Título: Análise comparativa e numérica do dimensionamento de lajes em concreto armado sob o efeito de punção
Autor(es): Stimer, Luiz Guilherme
Orientador(es): Souza, Carlos Francisco Pecapedra
Palavras-chave: Concreto armado
Lajes de concreto
Engenharia civil
Reinforced concrete
Concrete slabs
Civil engineering
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: STIMER, Luiz Guilherme. Análise comparativa e numérica do dimensionamento de lajes em concreto armado sob o efeito de punção. 2018. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: Para ter um melhor controle da qualidade, as normas foram criadas padronizando tanto produtos, medidas como processos executivos. Com um grande desenvolvimento na engenharia, se fez necessário o uso de normas, para garantir em todo processo a qualidade, segurança e confiabilidade. O concreto armado, um dos maiores produtos da construção civil, deve ser dimensionado de tal forma que toda sua estrutura traga ao usuário o conforto e segurança de seu uso. Cada país adota uma normatização própria, ou seja, cada região possui uma forma de dimensionamento de estruturas, neste trabalho serão estudos os dimensionamentos de lajes a punção em relação a norma brasileira ABNT NBR 6118 (2014) e a norma europeia EUROCODE 2 (2010), afim de realizar uma análise comparativa dos parâmetros usadas em ambas normas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11720
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_02.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.