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dc.creatorSantos, Bruno Boaretto
dc.date.accessioned2020-11-16T10:48:11Z-
dc.date.available2020-11-16T10:48:11Z-
dc.date.issued2016-11-24
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Boaretto. Tratamento físico-químico de água de lavagem de veículos por flotação por ar dissolvido visando o reúso. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11923-
dc.description.abstractNowadays in the industrial sector, some methods and procedures are discoursed about the use of available water to minimize environmental costs and avoid the non-compliance with stricter environmental laws. In this context, transport companies are using strategies such as water reuse for vehicle washing, saving potable water for other purposes and reducing expenses related to excessive water consumption. Thus, the present work focus in analysing the physicochemical treatment system through Dissolved Air Flotation (DAF) of a bus company in the city of Londrina/Paraná. For this project, the coagulant tannin, considered effective in flotation tests and a non-toxic substance was used. Twelve FAD tests were performed using different pH and tannin concentrations by means of Central Composite Design (CCD). The variables tested were electrical conductivity, pH, apparent colour, COD and Turbidity and were used as parameters of efficiency of the proposed treatment process. By means of these results, it was established an optimum point with the later analysis of the efficiency of suspended, total and volatile solids; Surfactants and Total Nitrogen (NTK). The study concluded that the use of a pH close to 6.5 proved to be more effective at a concentration of tannin between 60 to 95 mg.L-1. It was also concluded that the flotation time exerts influence on the removal, due to the transport of flocs to the treated effluent with the use of rates greater than 70 m3.m-2.d-1.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁguas residuaispt_BR
dc.subjectÁgua - Purificação - Flotação por ar dissolvidopt_BR
dc.subjectÁgua - Reusopt_BR
dc.subjectSewagept_BR
dc.subjectWater - Purification - Dissolved air flotationpt_BR
dc.subjectWater reusept_BR
dc.titleTratamento físico-químico de água de lavagem de veículos por flotação por ar dissolvido visando o reúsopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, no setor industrial discorre-se sobre métodos e procedimentos para utilização da água disponível visando minimizar custos ambientais e evitar o descumprimento de leis ambientais mais rigorosas. Diante deste contexto, as empresas de transporte estão utilizando estratégias como o reúso de água para lavagem de veículos, economizando água potável para outros fins e diminuindo gastos monetários relacionados ao consumo excessivo de água. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de tratamento físico-químico por meio da flotação por ar dissolvido (FAD) de uma empresa de ônibus do município de Londrina/Paraná. O coagulante tanino, considerado atóxico e efetivo em ensaios de flotação, foi utilizado neste trabalho. Doze ensaios de FAD foram realizados com diferentes concentrações, utilizando-se concentrações diferentes de coagulantes e pH por meio do Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As variáveis condutividade elétrica, pH, cor aparente, DQO e Turbidez foram utilizadas como parâmetro de eficiência do processo de tratamento proposto. Por meio dos resultados, estabeleceu-se um ponto ótimo com a posterior análise de eficiência de sólidos suspensos, totais e voláteis; surfactantes e Nitrogênio Total (NTK). O estudo concluiu que o uso de um pH próximo de 6,5 se mostrou mais efetivo para uma concentração na faixa de 60 a 95 mg.L-1 de tanino. Também concluiu-se que o tempo de flotação exerce influência na remoção devido ao transporte de flocos para o efluente tratado com o uso de taxas maiores que 70 m3.m-2.d-1.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Costanzi, Ricardo Nagamine
dc.contributor.referee1Fazolo, Ajadir
dc.contributor.referee2Carvalho Junior, Orlando
dc.contributor.referee3Costanzi, Ricardo Nagamine
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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