Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11945
Título: Estudo de caso de selo casa azul de edificação sustentável no campus da UTFPR de Londrina
Autor(es): Rodolfo, Gabriela dos Santos
Orientador(es): Costanzi, Ricardo Nagamine
Palavras-chave: Construção civil - Sustentabilidade
Construção civil - Certificados e licenças
Gestão ambiental
Building - Sustainability
Building - Certification
Environmental management
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RODOLFO, Gabriela dos Santos. Estudo de caso de selo casa azul de edificação sustentável no campus da UTFPR de Londrina. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016
Resumo: Grande parte das atividades humanas que causam impactos ao meio ambiente tem ligações com a indústria da construção civil, com impactos dominantes em aspectos econômicos, sociais e ambientais. Atualmente, levando em conta a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, torna-se necessário a busca por medidas para minimizar o impacto ambiental no setor da construção civil. O objetivo desse trabalho é realizar uma avaliação da possibilidade de aquisição do Selo Casa Azul da Caixa por parte do bloco B, do campus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando se a edificação pode ou não adquirir o Selo Casa Azul da Caixa. A certificação ambiental Selo Casa Azul da Caixa, procura reconhecer projetos de empreendimentos que comprovem suas contribuições para a diminuição de impactos ambientais, avaliados inicialmente a partir de critérios ligados à qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais. Adaptações e exclusões da metodologia Selo Casa Azul da Caixa foram realizadas em alguns critérios para permitir a classificação de sustentabilidade para instituições de ensino. A partir da constatação da não conformidade em alguns indicadores, fica evidente a necessidade de adaptações para a obtenção do selo até mesmo na categoria mais baixa, o bronze.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11945
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COEAM_2016_2_09.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.