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dc.creatorBorges, Thais Caporal
dc.date.accessioned2020-11-16T10:57:02Z-
dc.date.available2020-11-16T10:57:02Z-
dc.date.issued2017-12-01
dc.identifier.citationBORGES, Thais Caporal. Meios de transporte utilizados e a contribuição para a Pegada de Carbono da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12081-
dc.description.abstractWith the upcoming needs for fast and cheap transportation, Brazil’s main transport option for both people and goods are through motorways. The main consequence is the increasing number of fossil-fuel vehicles that are directly related to the increase of atmospheric pollutants being released to the atmosphere. It is known that these pollutants are responsible for several environment and health problems. University’s are seeing as an institution that should bring answers to society’s problems, following its bases that includes spreading knowledge as well as managing its own activities impacts in the environment. Similar studies have shown that the community’s commuting trends to the universities are responsible for most of the CO2eq emissions. This being said, the main point of this project is to measure what are the university’s environmental externalities due to commuting trends. This project measured the impact through an environmental indicator called Carbon Footprint that allows the quantification of the impact, progress monitoring and validation of strategies to mitigate those impacts, all to a common goal that is to propagate knowledge to influence the community and decision makers regarding pro-environment behaviours. The main travel method and the distance commuter’s travel to the university was collected through a multiple choice online form and, with the emission factors collected from existing bibliography, the total emissions were 114.40 tons of CO2eq for the 278 (10,55%) individuals sampled and 1,084.32 tons of CO2eq when extrapolated for the total community for the 2nd semester of 2017.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGases do efeito estufapt_BR
dc.subjectAr - Poluiçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectGreenhouse gasespt_BR
dc.subjectAir - Pollutionpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.titleMeios de transporte utilizados e a contribuição para a Pegada de Carbono da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrinapt_BR
dc.title.alternativeFederal University of Technology of Paraná - Campus Londrina commuting trends and the contribution to the university’s Carbon Footprintpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo sistema de transporte do país, com a necessidade de conexões rápidas e baratas, o sistema rodoviário é hoje, no Brasil, o principal meio de transporte de bens e pessoas e, com isso, há um incentivo na utilização de veículos motorizados. Uma das principais consequências no aumento do uso de veículos movidos à combustíveis fósseis é a poluição atmosférica, que traz malefícios para o meio ambiente e a saúde da população. As universidades devem proporcionar respostas aos problemas da sociedade, condizendo com aquele conhecimento que transmite, ou seja, além de educar a comunidade universitária deve também realizar a gestão dos impactos causados por suas atividades. Estudos similares concluíram que o transporte de indivíduos até a universidade é o fator que mais contribui para a emissão de CO2eq de uma instituição de ensino. Valendo-se dessas duas premissas, o presente trabalho busca mensurar o impacto ambiental causado pelas pessoas em seu deslocamento até a UTFPR – Campus Londrina. A quantificação deste impacto se deu por meio de um indicador denominado Pegada de Carbono que permite a mensuração, monitoramento do progresso e avaliação de estratégias de desenvolvimento para alcançar um objetivo, no caso, possibilitar o acesso da informação para a comunidade e para os tomadores de decisões. Por meio de formulário quantitativo composto principalmente por questões de múltipla escolha, foi possível estipular a distância de deslocamento diária dos indivíduos pertencentes à comunidade bem como o meio de transporte que utilizam para seu deslocamento e, com fatores de emissão da bibliografia, estimou-se um total de 114,40 toneladas de CO2eq para a amostra estudada (10,55%) e 1.084,34 toneladas de CO2eq para toda a comunidade no 2º semestre de 2017.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Theodoro, Joseane Debora Peruço
dc.contributor.referee1Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.contributor.referee2Carvalho Junior, Orlando de
dc.contributor.referee3Theodoro, Joseane Debora Peruço
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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