Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12280
Título: Análise da qualidade de vida dos discentes do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina
Autor(es): Bertho, Gabriel Saito
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Estudantes universitários
Qualidade de vida
Desempenho
College students
Quality of life
Performance
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BERTHO, Gabriel Saito. Análise da qualidade de vida dos discentes do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Qualidade de vida é um tema cada vez mais discutido e relevante em uma era multitarefas, de múltiplos estímulos e com um crescente nível de exigência no cenário laboral e acadêmico. Já os cursos de engenharia são notadamente famosos pela dificuldade exigida no decorrer da graduação a seus estudantes, sendo frequentemente classificados entre os cursos mais difíceis e intelectualmente exigentes. Como consequência, é notável o alto índice de evasão desses cursos. O presente trabalho tem por objetivo estudar, avaliar e analisar a qualidade de vida do estudante de Engenharia de Produção da UTFPR – Campus Londrina a fim de melhor entender o contexto que envolve a vida do discente, auxiliando a compreensão do que interfere na sua qualidade de vida e que influencia nas dificuldades sentidas durante a graduação, que muitas vezes resultam no abandono do curso. Isso permitirá, a partir dos pontos críticos levantados, a sugestão de melhorias na universidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de qualidade de vida adaptada do método WHOQOL-bref aplicada na plataforma Google Forms. Os dados obtidos foram analisados e interpretados de forma a encontrar os temas e tópicos mais relevantes e influentes para a percepção da qualidade de vida do estudante. Dessa maneira, foi constatado que os domínios mais críticos para a qualidade de vida do estudante são os domínios acadêmico e psicológico.
Abstract: Quality of life is a topic that is increasingly discussed and relevant in a multi-tasking, multi-stimulus era with a growing level of demand in the workplace and academic setting. Engineering courses are notoriously famous because of the difficulty required during the graduation, and are often ranked among the most difficult and intellectually demanding courses. As a consequence, the high level of evasion of these courses is remarkable. The purpose of this study is to study, evaluate and analyze the quality of life of UTFPR - Campus Londrina 's Production Engineering student in order to better understand the context that involves the student' s life, helping to understand what interferes with their quality of life and influences the difficulties experienced during the graduation, that often result in the abandonment of the course. This will allow, from the critical points raised, the suggestion of improvements in the university. For this, a qualitative-quantitative life survey was performed, adapted from the WHOQOL-bref method and applied in the Google Forms platform. The data obtained were analyzed and interpreted in order to find the most relevant and influential themes and topics for the perception of the student's quality of life. In this way, it was verified that the domains most critical to the quality of life of the students are the academic and psychological domains.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12280
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COENP_2019_1_05.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.