Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12295
Título: Análise de viabilidade de uma escola de língua japonesa a distância, com sede em Londrina
Autor(es): Tsuda, Douglas Henrique Hidemitsu
Orientador(es): Ferreira, José Angelo
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Negócios
Planejamento
Escola de línguas
Feasibility studies
Business
Planning
Language schools
Data do documento: 20-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TSUDA, Douglas Henrique Hidemitsu. Análise de viabilidade de uma escola de língua japonesa a distância, com sede em Londrina. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Tendo em vista que, nos dias de hoje, existe a necessidade da aprendizagem de línguas estrangeiras através de métodos mais flexíveis de ensino, que quebrem as barreiras impeditivas para a aprendizagem de uma nova língua, como a falta de tempo e recursos financeiros da população, pesquisou-se sobre a viabilidade da criação de uma escola de língua japonesa a distância, com sede em Londrina no Paraná, que tem como público-alvo os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina, que foi o subsídio mercadológico para o Plano de Negócios. Para tanto, foi necessário construir uma base teórica para compreensão de todos os conceitos envolvidos na elaboração do plano, realizar uma pesquisa de mercado para compreender o setor e o perfil do cliente e, finalmente, elaborar todos os elementos que compõe o Plano de Negócios. Esta é uma pesquisa científica, de caráter quanti-qualitativo, onde foram levantados dados primários através da pesquisa de mercado, e secundários, representados por dados estatísticos e pesquisas realizadas por outros autores, que foram utilizados para elaboração do Plano de Negócios, seguindo o modelo sugerido pelo Sebrae. Diante disso, verificou-se que a partir da criação de uma base científica através de fontes relevantes e realização da análise de mercado foi criado o Plano de negócios, constatando que o empreendimento é aceito pelo público-alvo e é atrativo à investidores quanto a sua viabilidade.
Abstract: Whereas, nowadays, there is a need for foreign language learning through more flexible teaching methods that break down barriers to learning a new language, such as the population's lack of time and financial resources. The viability of the creation of a distance learning Japanese language school, based in Londrina, Paraná, was researched. The school has as target audience the students of the Federal Technological University of Paraná campus Londrina, which was the market subsidy for the Business Plan. Therefore, it was necessary to build a theoretical basis for understanding all the concepts involved in the preparation of the plan, conduct a market research to understand the sector and the customer profile and, finally, elaborate all the elements that make up the Business Plan. This is a qualitative and quantitative scientific research, which collected primary data through market research, and secondary data, represented by statistical data and research conducted by other authors, which were used to prepare the Business Plan, following the model suggested by Sebrae. Thus, from the creation of a scientific base with relevant sources and conducting market analysis, the Business Plan was created, noting that the venture is accepted by the target audience and is attractive to investors as to its viability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12295
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COENP_2019_2_04.pdf843,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.