Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12300
Título: Projeção da produção das operadoras do setor de montagem de uma indústria metalmecânica utilizando a técnica de curva da aprendizagem
Autor(es): Nunes, Ingrid Rodrigues
Ohara, Rodrigo Carvalho Araujo
Orientador(es): Ferreira, José Angelo
Palavras-chave: Curva de aprendizado (Psicometria)
Produtividade industrial
Controle de produção
Learning curve (Psychometrics)
Industrial productivity
Production control
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NUNES, Ingrid Rodrigues; OHARA, Rodrigo Carvalho Araujo. Projeção da produção das operadoras do setor de montagem de uma indústria metalmecânica utilizando a técnica de curva da aprendizagem. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma aplicação por meio do fenômeno da curva de aprendizagem, na qual permite delinear a capacidade de aprendizagem de uma organização, caracterizado com um estudo de caso, esta pesquisa tem como objetivo calcular a projeção da produção das operadoras do setor de montagem de uma empresa metalmecânica do Paraná através da teoria da Curva de Aprendizagem, comparando o desempenho de duas operadoras veteranas com mais de 5 anos de empresa e 2 operadoras novatas em período de experiência. Após a elaboração de um referencial teórico e a coleta de dados, foi aplicado o modelo exponencial de Curva da Aprendizagem de Wright, pois ele se encaixa a realidade dos processos de fabricação devido sua usabilidade e propensão em capturar o fenômeno da aprendizagem, posteriormente foi plotado os gráficos para analisar visualmente o potencial do aprendizado das operadoras do setor de montagem com o intuito de auxiliar na projeção de produção do setor. Através dos resultados obtidos, chegou-se à conclusão que a capacidade prevista do setor, estabelecida através do método tradicional não leva em consideração o processo de aprendizagem, impactando na defasagem da capacidade necessária para o atendimento da demanda estipulada pelo setor de PPCP da empresa. A curva de aprendizagem torna-se uma ferramenta aliada na programação da produção, proporcionando a correção de distorções no planejamento e controle da produção, resultando ganhos para a organização.
Abstract: This research presents an application through the learning curve phenomenon, which allows us to delineate the learning capacity of a company, characterized by a study of case. This work aims to evaluate the learning performance from a team of employees in a sector of a metalworking industry in the state of Paraná, comparing the performance of two seniors operators, that work more than 5 years at this company and 2 freshmen operators in their period of experience. After the preparation of a theoretical framework and data collection, Wright's Learning Curve Exponential Model was applied, since it fits the reality of manufacturing processes due to its usability and propensity to capture the learning phenomenon. Subsequently, the graphics were printed to visually analyze the learning potential from the industry’s employees as a way to assist in the forecast’s industry production. Analyzing the results, the conclusion was that the sector’s expected capacity, established throughout the traditional method does not take into consideration the learning process, impacting at the gap required to acomplish the demand required by the company's PPCP sector. The learning curve becomes an allied tool in the production scheduling, providing correction of distortions in production planning and control, resulting in profits for the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12300
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COENP_2019_2_13.pdf571,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.