Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira Junior, Marcio
dc.date.accessioned2020-11-16T11:59:10Z-
dc.date.available2020-11-16T11:59:10Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationPEREIRA JUNIOR, Marcio. JOBQUÍM: atividade lúdica para o processo de aprendizagem de nomenclatura de hidrocarbonetos. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12356-
dc.description.abstractGames have been utilized as alternative didactic tools applied to learning processes in chemistry, since they allow students to get motivated and willing to learn the contents in a more dinamic and funny way, building knowledge together with teachers and classmates. However, many students still have difficulty to understand, for example, hydrocarbon nomenclature, as well as their molecular structure. Thus, willing to improve this occurance, this research intended to build a JOBQUIM and apply it to high school students in order to see whether it allows them to learn hydrocarbon nomenclature. The definition of JOBQUIM emerged from the difficulty presented in the literature to characterize games and playing. Thus, based on definitions and concepts found in the literature, JOBQUIM was created, which is a ludic activity that mixes the characteristics of games and playing. The field research was of qualitative descriptive bias as showed by Godoy (1995). The participants of this research were sophomore high schoolers from a school located in a peripheral neighborhood of Londrina. A worksheet and a questionnaire were utilized for the data collection, whose results were structered and analysed according to Bardin’s (2011) content analysis. The results showed that JOBQUIM allowed students to learn the hydrocarbon IUPAC nomenclature, besides opportunizing the development of team working, the overcoming of difficulties and the establishing of a better teacher-student relationship, thus promoting more dinamic and funnier chemistry classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectHidrocarbonetos - Nomenclaturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHydrocarbons - Nomenclaturept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.titleJOBQUÌM: atividade lúdica para o processo de aprendizagem de nomenclatura de hidrocarbonetospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs jogos têm sido utilizados como ferramentas didáticas alternativas para os processos de aprendizagem na disciplina de química, pois permitem aos alunos motivações e o querer aprender conteúdos de forma mais dinâmica e divertida, a construírem conhecimentos em conjunto com o professor e colegas. No entanto, muitos alunos ainda apresentam muita dificuldade de entender, por exemplo, a nomenclatura de hidrocarbonetos, bem como a sua estrutura molecular. Assim, com a finalidade de melhorar tal ocorrência, a pesquisa objetivou construir um JOBQUÍM e aplicá-lo com estudantes do ensino médio para verificar se os oportuniza a aprender nomenclatura de hidrocarbonetos. A definição do JOBQUÍM surgiu diante da dificuldade apresentada na literatura em caracterizar jogo e brincadeira, assim, a partir de definições e conceitos propostos na literatura, elaborou-se a proposta JOBQUÍM que é uma atividade lúdica a qual contempla uma mistura de jogo e brincadeira. A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo descritivo, conforme Godoy (1995). Os participantes da pesquisa foram os alunos do 2° ano do ensino médio de um colégio da região periférica de Londrina. Na coleta de dados foi utilizado lista de exercício e questionário, cujos resultados foram estruturados e analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos mostraram que o JOBQUÍM permitiu que os estudantes pudessem aprender nomenclatura IUPAC de hidrocarbonetos, além de oportunizar o desenvolvimento do trabalho em equipe, superar dificuldades, estabelecer uma melhor relação professor e aluno, tornando a aula de química mais dinâmica e divertida.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee2Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee3Figueiredo, Márcia Camilo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2019_1_07.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.