Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12557
Título: Análise hidrológica da bacia hidrográfica do rio Cascavel – uma determinação da vazão de projeto para uma estação de tratamento de água
Autor(es): Ferreira, Kamila Felipetto
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araujo
Palavras-chave: Medidores de fluxo
Previsão hidrológica
Bacias hidrográficas
Flow meters
Hidrological forecasting
Watersheds
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Kamila Felipetto. Análise hidrológica da bacia hidrográfica do rio Cascavel – uma determinação da vazão de projeto para uma estação de tratamento de água. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A má ocupação de áreas próximas a bacias hidrográficas acarreta impactos negativos tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente. Um dos métodos de estudo para se ter maior conhecimento sobre o comportamento de uma bacia hidrográfica (tais como períodos de cheia, suscetibilidade a enchentes e inundação e, grau de declividade) é a análise morfométrica. Através dela, pode-se ter informações necessárias para a devida ocupação de áreas e manejo dos recursos presentes na mesma. Este estudo teve o objetivo de realizar a análise morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel no município de Cascavel – PR, com o auxílio de técnicas e programas de geoprocessamento, bem como determinar a vazão máxima de projeto para uma possível estação de tratamento de água. Com os resultados obtidos nos parâmetros fator de forma, índice de circularidade e coeficiente de compacidade, inferiu-se que a bacia em estudo não possui tendência a enchentes. Considerou-se alta a vazão máxima de projeto obtida, no valor de 374,5 m³/s, sendo este o valor de segurança suportado para uma obra de estação de tratamento de água.
Abstract: Poor occupancy of areas near river basins has negative impacts on both humans and the environment. One of the methods of study to have greater knowledge about the behavior of a watershed (such as flood periods, flood susceptibility and degree of slope) is the morphometric analysis. Through it, one can have information necessary for the proper occupation of areas and management of the resources present in it. This study aimed to perform the morphometric analysis of the Cascavel Watershed in the county of Cascavel – PR, with the help of techniques and geoprocessing programs, as well as to determine the maximum design flow for a possible water treatment plant. With the results obtained in the parameters form factor, circularity index and compactness coefficient, it was inferred that the basin under study has no tendency to flood. The maximum project flow obtained was considered high, in the amount of 374.5 m³/s, being this the safety value supported for a work of water treatment plant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12557
Aparece nas coleções:MD - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisehidrologicabaciahidrografica.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.