Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12664
Título: Producción hidroponica de rucula (Eruca sativa)
Autor(es): Rodrigues, Lays Maransatto
Orientador(es): Galian, Carlos Emilio
Palavras-chave: Hidroponia
Projeto de produto
Produtividade agrícola
Hydroponics
Product design
Agricultural productivity
Data do documento: 26-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RODRIGUES, Lays Maransatto. Producción hidroponica de rucula (Eruca sativa). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O consumo de hortaliças tem aumentado não só pelo crescente aumento da população, mas também pela tendência de mudança no hábito alimentar do consumidor, tornando-se inevitável o aumento da produção. As hortaliças folhosas veem sendo cada vez mais recomendadas na dieta alimentar de pessoas, sejam elas em tratamento da obesidade e/ou de doenças crônico-degenerativas (doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e câncer) por apresentarem baixo valor calórico, ampliando com isso, seu mercado. Devido a esse grande aumento na demanda desse tipo de alimento, aumentou-se também a exigência por um produto em quantidade e qualidade e que seja fornecido durante todo o ano. De modo a suprir essa necessidade, o cultivo hidropônico surgiu como um grande potencial de modo a solucionar estas questões. Neste sistema, as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. É uma técnica com a qual pode se obter maior produtividade e melhoria no controle de diversos fatores durante o ciclo produtivo das hortaliças, principalmente quando comparados aos sistemas convencionais, devido a maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação, com seu maior aproveitamento na produção vegetal diminuindo os impactos ambientais. Além disso, o cultivo hidropônico sob ambiente protegido, permite uma maior proteção das hortaliças contra fatores adversos do meio ambiente, ficando assim, protegidas de geadas, chuvas intensas, granizo e ventos fortes. As principais culturas que se utilizam deste sistema de cultivo atualmente são, a alface, a rúcula, o pimentão, o morango e o tomate entre outras hortaliças que estão restritas a pequenas áreas experimentais, ainda sem representatividade no mercado, como é o caso do agrião, salsinha e melão. Há diferentes sistemas de aplicações e classificações de sistemas hidropônicos, sendo capaz de variar de acordo com a necessidade e preferencias do produtor, sendo o NFT (técnica de fluxo laminar de nutrientes), o mais usual. Este sistema, resume-se em recircular a solução nutritiva, com as principais vantagens de economia no uso de água, de adubos e do espaço de cultivo, resultando ainda em produtos de boa qualidade. Essa técnica é a mais utilizada no cultivo hidropônico de hortaliças folhosas no Brasil, porém não é tão difundida na Região Nordeste do país. Atualmente o custo de implantação não muito elevado, uma vez que a tecnologia empregada nos processos (bombas, reservatórios, encanamentos), e outros custos com mão de obra e energia elétrica, é de fácil acesso, muitos estudos demonstraram ser um investimento viável, com um retorno consideravelmente rápido.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com a Universidad Nacional de Misiones, Argentina.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12664
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produccionhidroponicaruculasativa.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.