Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12689
Título: Avaliação da produção de polissacarídeos extracelulares por lentinula edodes e ganoderma lucidium em diferentes néctares de frutas
Autor(es): Bortoli, Kennidy de
Orientador(es): Lenhard, Daiane Cristina
Palavras-chave: Fermentação
Cogumelos comestíveis
Basidiomicetos
Fermentation
Mushrooms, Edible
Basidiomycetes
Data do documento: 1-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORTOLI, Kennidy de. Avaliação da produção de polissacarídeos extracelulares por lentinula edodes e ganoderma lucidium em diferentes néctares de frutas. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Cogumelos comestíveis são conhecidos por seu sabor característico, e principalmente por conterem e produzirem compostos com características funcionais comprovadas. Neste trabalho, Ganoderma lucidium e Lentinula edodes foram desenvolvidos em cultivo submerso, com a utilização de diferentes néctares de frutas como substrato de crescimento micelial e produção de exopolissacarídeos (EPSs). Cepas isoladas foram adicionadas aos néctares de frutas e submetidos a uma incubação de 14 dias a temperatura controlada (20ºC). Após a incubação, os caldos de cultivo foram submetidos a metodologias de quantificação de formação de EPSs mediante a utilização de álcool etílico 1:1 v/v, também foi realizada uma quantificação da produção de biomassa. Foi observado a formação de um valor máximo de EPSs de 0,3063 ± 0,0444 g.L-1 e 0,2570 ± 0,0447 g.L-1 para G. lucidium e L. edodes respectivamente e também apresentaram um crescimento de biomassa de 2,2912 ± 0,4769 g.L-1 e 2,0415 ± 0,5394 g.L-1 para G. lucidium e L. edodes. Com os resultados obtidos nesse trabalho, observa-se uma possível aplicação industrial, e obtenção de um produto com características positivas frente à saúde.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12689
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COEAL_2015_1_02.pdf499,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.