Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12696
Título: Produção e análises mecânicas de filmes de celulose produzidos a partir de Gluconacetobacter hansenii em melaço
Autor(es): Canci, Isabela Eliza
Orientador(es): Ferreira, Fábio Avelino Bublitz
Palavras-chave: Biopolímeros
Celulose
Melaço
Biopolymers
Cellulose
Molasses
Data do documento: 13-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CANCI, Isabela Eliza. Produção e análises mecânicas de filmes de celulose produzidos a partir de gluconacetobacter hansenii em melaço. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A celulose é o polímero natural mais abundante na terra, podendo ser obtido do processamento da madeira ou por micro organismos, como é o caso da celulose bacteriana. O objetivo deste trabalho foi produzir e caracterizar mecanicamente as membranas de celulose bacteriana produzidas a partir de Gluconacetobacter hansenii em melaço de cana-de-açúcar. As membranas de celulose foram produzidas em melaço tratado com ácido, com concentração de 7% de açúcares redutores totais e, após lavados e acondicionados em dessecadores com umidades relativa de 33 e 75%, foram caracterizados quanto a espessura, atividade de água, elongação e tensão na ruptura. As espessuras dos filmes foram medidas com auxílio do micrometro manual, onde a média obtida foi de 0,2mm, a atividade de água foi medida, tendo para ambas umidades relativas valores médios de 0,32. Nos testes mecânicos, que foram realizados com o auxílio do texturômetro, foi constatado que com o aumento da umidade relativa ocorre a diminuição na tensão de ruptura e não houve variação significativa na elongação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12696
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COEAL_2015_2_02.pdf395,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.