Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12865
Título: Gestão do sistema de logística reversa para materiais e medicamentos em uma unidade hospitalar na região oeste do Paraná
Autor(es): Yui, Kao Pei
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Logística
Farmácia hospitalar
Hospitais - Administração de material
Logistics
Hospital pharmacies
Hospitals - Materials management
Data do documento: 8-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: YUI, Kao Pei. Gestão do sistema de logística reversa para materiais e medicamentos em uma unidade hospitalar na região oeste do Paraná. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A busca incessante por melhorias nos processos realizados nas empresas com intuito de aumentar a lucratividade e entregar qualidade aos seus clientes faz com que periodicamente sejam revistos suas formas de atuação. Neste sentido o trabalho teve como objetivo estudar a Logística Reversa de pós-venda de insumos farmacêuticos em uma unidade hospitalar situada na região Oeste do Paraná. Como técnica de coleta de dados utilizou-se formulário e visitas in loco e posteriormente, para análise fez-se uso da ferramenta de fluxogramas, gráficos e tabelas. Foi delimitado que os Blocos 6 e Bloco 8,da unidade hospitalar, seriam os setores analisados e teria como base os insumos dispensados pela Farmácia Central do hospital. Com o auxílio dos procedimentos metodológicos, as ferramentas de análise e as premissas definidas foi possível atingir os objetivos específicos: descrição do processo e suprimento interno de insumos farmacêuticos, levantamento dos fatores que interferem no retorno destes medicamentos; mensurar a frequência de retorno dos medicamentos para sua fonte e apresentação de proposições de melhorias ao processo. Obteve-se como resultado que tanto para o Bloco 6 quanto para o Bloco 8, a maior incidência de devoluções ocorre devido aos medicamentos classificados como À critério médico/Se necessário (ACM/SN), sendo mais 60% das devoluções. Como proposição de melhoria imediata foi sugerido que não seja enviado medicações classificados desta maneira, que sejam dispensadas apenas se efetivamente forem utilizar. Para esse mesmo motivo também sugere-se a implantação de farmácias satélites nos blocos ou em algum deles. Para os demais argumentos de devolução, ajustes no software utilizado pela farmácia acredita-se que já faria reduzir o número de devoluções.
Abstract: La búsqueda constante de mejoria en los processos llevados a cabo en las empresas com el fin de aumentar la rentabilidad y oferecer um servicio de calidad a sus clientes hace que periódicamente se revisará sus formas de acción. En este sentido, el trabajo tuvo como objetivo estudiar la logística inversa de los insumos farmacêuticos em un hospital ubicado en el Oeste del Paraná. Como técnica de recolección de datos se utilizo formulario y visitas a las instalaciones y para posterior análisis hace uso de las herramientas de flujo, gráficos y tablas. Fue limitado que los bloques 6 y 8,de la unidad hospitalar, serian los sectores analizados y fué baseada en las dispensas hechas por lafarmacia central del hospital. Com la ayuda de los procedimientos metodológicos, herramientas de análisis y presupuestos analíticos estabelecidos fue posible alcanzar los objetivos específicos: descripción del proceso de alimentación interna de insumos farmacéuticos, encuesta de factores que afectan el rendimiento de estos medicamentos, medición de la frecuencia de retorno de los fármacos en su origen y presentación de propuestas de mejoras en el proceso. Se obtuvo como resultado que tanto para el Bloque 6 como para el Bloque 8, la incidencia más alta es debido a los fármacos clasificados como ACM / SN (a criterios médicos / si necesario), siendo el más de 60%. Como mejoria inmediata sugierese que no se envíe medicamentos clasificados de esta manera, apenas dispensar si realmente se será utilizado. Por la misma razón sugieren la implantación de farmacias satélite em los bloques o em algunos de ellos. Para los demás argumentos de devolución, se cree que ajustes em el software utilizado por la farmácia podría reducir el número de devoluciones.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12865
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_ 2013_1_12.PDF1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.