Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13106
Título: Análise e previsão estratégica de demanda de refresco em pó produzido por uma empresa paranaense
Título(s) alternativo(s): Análisis y previsión estratégica de la demanda de refresco en polvo producido por una empresa paranaense
Autor(es): Tan, Jessica
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Funções de demanda (Teoria econômica)
Consumidores
Alimentos
Demand functions (Economic theory)
Consumers
Food
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TAN, Jessica. Análise e previsão estratégica de demanda de refresco em pó produzido por uma empresa paranaense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: Épocas de crises são complicadas para o desenvolvimento das indústrias, isto acaba contribuindo para o crescimento das empresas de alimentos e bebidas de marcas mais em conta. Devido a esta situação, o refresco em pó tem se mostrado um produto muito consumido por conta de seu baixo custo e elevada praticidade. O aumento da demanda do refresco em pó tem sido notável e isso acaba estimulando a várias marcas deste segmento adotar estratégias para crescer e fidelizar clientes. Para isso a empresa deve ter habilidade de realizar tomadas de decisões rápidas e precisas no seu planejamento, com isso a companhia deve ter uma habilidade especial em extrair e analisar certos dados relevantes que possam dar direcionamento às tomadas de decisão. Visando este benefício, apresentou-se para o presente estudo a análise e previsão estratégica da demanda dos produtos de uma empresa que fabrica alimentos e refresco em pó utilizando métodos estatísticos de previsão, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico dela e das áreas como supply chain e planejamento e controle da produção (PCP). Houve divergência entre os resultados apresentados na analise de previsão e as pesquisas realizadas sobre o momento econômico que o país está atravessando, para determinar quais são os pontos de melhoria do produto estudado foram realizadas avaliações sensoriais e posterior analises destes dados, para assim poder contribuir com as melhorias e desenvolvimento do objeto de estudo.
Abstract: Épocas de crisis son complicadas para el desarrollo de las indústrias, esto acaba contribuyendo para el crecimiento de las indústrias de alimentos y bebidas de marcas baratas. Debido a esta situación, el refresco em polvo se há mostrado un producto muy consumido por su bajo costo y elevada practicidad. El aumento de la demanda del refresco em polvo há sido notable y eso acaba estimulando a varias marcas de este segmento adoptar estratégias para crecer y fidelizar clientes. Para esto la empresa debe tener la habilidad de realizar la tomada de decisiones rápidas y precisas e um planificación, com esto la compañía debe tener uma habilidad especial em extraer y analisar ciertos datos relevantes que pueden dar direciconamiento a las tomadas de decisiones. Buscando este benefício, se há apresentado para el presente estúdio la análisis y previsión estratégica de la demanda de los productos de una empresa que fabrica alimentos y refresco em polvo utilizando métodos estadísticos de previsión, para poder así auxiliar com la planificación estratégica y de las áreas como supply chain y planeación y control de la producción (PCP). Hubo divergencias entre los resultados presentados em la analisis de previsión y las investigaciones realizadas sobre el momento económico que el país está atravesando, para determinar cuales son los puntos de mejora del producto estudiado fueron realizadas avaliaciones sensoriales y posterior análisis de estos datos, para así poder contribuir com las mejoras y desarrollo del objeto de estudio.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13106
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisedemandarefrescopo.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.