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dc.creatorSlongo, Vanessa Cristina
dc.date.accessioned2020-11-16T14:07:33Z-
dc.date.available2020-11-16T14:07:33Z-
dc.date.issued2018-11-03
dc.identifier.citationSLONGO, Vanessa Cristina. Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129-
dc.description.abstractThe timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and high schoolschool in the West of Paraná. The identification of the aspects to be considered in the model was given through interviews with those responsible for building the current schedule. Two models were proposed, which were solved using branch-and-bound method on LINGO software. Later, it was evaluated the possibility of using the obtained results, comparing the handmade schedule with the shedule obtained through the models. Both models proved capable of generating quality solutions to the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectOperations researchpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.titleAdaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professorespt_BR
dc.title.alternativeLinear programming model adaptation aiming teachers’ workload distributionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO problema de programação de horários faz parte do cotidiano das instituições de ensino, podendo apresentar estruturas variadas em diferentes escolas, mesmo dentro do mesmo país ou sistema educacional. Este trabalho se propôs a apresentar um modelo de programação linear que auxilie a elaboração de grades horárias de uma escola estadual no Oeste do Paraná. A identificação dos aspectos a serem considerados no modelo se deu através de entrevistas com os responsáveis pela elaboração da grade atual da escola. Foram propostos dois modelos, os quais foram solucionados por meio do método branch-and-bound com a utilização do software LINGO. Posteriormente avaliou-se a possiblidade da utilização dos resultados obtidos, realizando a comparação da grade horária elaborada manualmente com a programação obtida mediante os modelos. Ambos os modelos se mostraram capazes de gerar soluções de qualidade para o problema.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Levi Lopes
dc.contributor.referee1Teixeira, Levi Lopes
dc.contributor.referee2Rodrigues, Samuel Bellido
dc.contributor.referee3Weber, Pedro Elton
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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