Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13238
Título: A construção e validação da ludicidade como recurso didático para a aprendizagem da tabela periódica
Título(s) alternativo(s): The validity of playfulness as a resource strategy in the teaching of the periodic table
Autor(es): Dorval, Deise
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ensino
Professores
Tabela periódica dos elementos químicos
Teaching
Teachers
Periodic law
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DORVAL, Deise. A construção e validação da ludicidade como recurso didático para a aprendizagem da tabela periódica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O modelo de ensino cada vez mais vem sendo debatido na comunidade escolar. A grande importância do ensino significativo para os alunos, faz com os profissionais que atuam na educação busquem metodologias e recursos didáticos variados. Fazer com que os alunos consigam compreender, realmente, os conceitos é um grande desafio para os professores em geral, mas principalmente para disciplinas de exatas, pois os alunos constroem no decorrer de sua vida escolar uma certa “aversão” as mesmas. Com essas perspectivas, dentre os recursos existentes, o lúdico tem grande relevância nesse contexto, portanto elaborou-se um recurso didático em forma de jogo lúdico de tabuleiro para o ensino da tabela periódica. Tal tema é de grande valia pois a maioria dos alunos ingressantes no ensino médio possuem receio com esta disciplina, mesmo sem ter visto conceitos químicos antes. Dessa forma entende-se que ao colocar o conteúdo com recurso lúdico os alunos terão maior receptividade com a disciplina. Compreende-se que os jogos tem a capacidade de chamar a atenção dos alunos, e principalmente de tornar o ensino algo prazeroso e agradável aos mesmos. Com a aplicação do jogo analisa-se que os alunos desenvolveram suas capacidades intelectuais quanto ao assunto abordado.
Abstract: The teaching model is increasingly being debated in the school community. The great importance of meaningful teaching for the students, makes the professionals who work in education seek different methodologies and didactic resources. Getting students to really understand concepts is a big challenge for teachers in general, but especially for exact disciplines, as students build up a certain "aversion" in the course of their school life. With these perspectives, among the existing resources, the playful one has great relevance in this context, therefore a didactic resource was elaborated in the form of playful play of board for the teaching of the periodic table. This subject is of great value because most of the students entering high school are afraid of this discipline, even without having seen chemical concepts before. In this way it is understood that when placing the content with playful resource the students will be more receptive with the discipline. It is understood that the games have the ability to draw the attention of the students, and especially to make teaching something pleasurable and enjoyable to them. With the application of the game it is analyzed that the students have developed their intellectual capacities regarding the subject addressed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13238
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
validacaoludicidadetabelaperiodica.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.