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Título: Perfil dos consumidores de produtos cárneos industrializados no município de Medianeira-PR
Título(s) alternativo(s): Profile of consumers of processed meat products in the city of Medianeira - PR
Autor(es): Sá, Luana Izaniele de
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Pesquisa de mercado
Doenças crônicas
Sódio
Marketing research
Chronic diseases
Sodium
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SÁ, Luana Izaniele de. Perfil dos consumidores de produtos cárneos industrializados no município de Medianeira - PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar um questionário relacionado ao consumo de produtos cárneos industrializados. Desta forma, avaliar a informação dos consumidores destes produtos em relação à sua composição, à ação do sal no organismo humano e às doenças crônicas não transmissíveis. O questionário foi aplicado em uma amostra de 300 consumidores, em dois supermercados e no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do município de Medianeira, no estado do Paraná. Foi efetuado um levantamento no Banco de Dados do Serviço de Atendimento ao consumidor, de uma empresa frigorífica do oeste do Paraná, do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), quanto às reclamações, dúvidas e elogios sobre os produtos cárneos industrializados. Os consumidores apresentaram a média de idade de 27 anos e acreditam que a redução de sal nos alimentos industrializados pode diminuir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, a hipertensão arterial. Nos atendimentos de SAC, a maior participação nos contatos das categorias de sugestões foi de pessoas do sexo masculino, com 61,5% do total de atendimentos, bem como na categoria de elogios a produtos cárneos industrializados, com 56,5%do total. As categorias de reclamações e trocas foram associadas às pessoas do sexo feminino, com percentuais de 54,6% e 65,7% respectivamente. Estes atendimentos foram classificados em subcategorias, como por exemplo, as alterações sensoriais, que contabilizaram 58% dos contatos de reclamações e64,2% na categoria de trocas, sendo que alterações microbiológicas, foi a subcategoria que somou 23,9% dos atendimentos de reclamação e 28,5% dos atendimentos de troca, e a outra subcategoria com participação significativa nos atendimentos foi a presença de corpos estranhos nos alimentos cárneos industrializados, que obteve um percentual de 32,4% na categoria de reclamações e de 24,7% na categoria de trocas. Estes dados demonstram que a maior parte dos consumidores tem a percepção que o excesso de consumo de alimentos industrializados pode prejudicar a saúde, porém, a frequência de consumo dos mesmos não diminuiu. Também foi possível verificar que os produtos industrializados mais consumidos, estão entre aqueles que foram o motivo da maioria dos contatos de informação, reclamação e troca nos atendimentos de SAC. De acordo com os dados obtidos, vale destacar que as empresas devem conceder uma importância significativa para os contatos realizados através dos atendimentos de SAC, pois é através deles que é avaliado o grau de satisfação dos consumidores em relação ao produto que lhes é oferecido, uma vez que estas pessoas são a razão da existência das organizações.
Abstract: The aim of this study was to develop and apply a questionnaire related to the consumption of processed meat products. Thus, to evaluate the consumer information of these products in relation to its composition, the action of the salt in the human body and chronic diseases. The questionnaire was applied to a sample of300 consumers in two supermarkets and the campus of the Federal University of Technology in the city of Medianeira Paraná, Paraná state. A survey on the Bank Customer Service Data was conducted, in a meat packing company in the western Paraná, the Customer Service (SAC), as the complaints, questions and compliments about the processed meat products. Consumers had a mean age of 27 years and believe that salt reduction in processed foods may decrease the incidence of chronic non communicable diseases, such as hypertension. In the SAC calls, greater participation in the contacts of the categories of suggestions were males, with 61.5%of the total demand, as well as in the category of praise for processed meat products, with 56.5% of the total. The categories of claims and changes were made mostly by females, with percentages of 54.6% and 65.7% respectively. These calls were classified into subcategories, such as sensory changes, which accounted for 58% of contacts complaints and 64.2% in the category of trade, microbiological changes, was the sub-category which totaled 23.9% of complaint calls and 28.5% of the exchange of visits, and another subcategory with significant participation in the consultations was the presence of foreign bodies in the processed meat foods, which obtained a percentage of 32.4% in the category of claims and 24.7% in the category of trade . These data demonstrated that the majority of consumers have the perception that excessive consumption of processed foods can harm health but the frequency of consumption of them has not diminished. It was also observed that industrialized products which respondents consume more are among those who were the cause of most contact information, complaint and return the SAC calls. According to the data obtained, it is worth noting that companies should give a significant importance to the contacts made through the SAC calls, because it is through them that the degree of consumer satisfaction for the product that is offered is evaluated, after all these people are the reason for the existence of the organizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13296
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