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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFergutz, Jucelene Westphal
dc.creatorZancanaro, Lourdes Graciel Josefino
dc.date.accessioned2020-11-16T20:09:32Z-
dc.date.available2020-11-16T20:09:32Z-
dc.date.issued2014-11-03
dc.identifier.citationFERGUTZ, Jucelene Westphal; ZANCANARO, Lourdes Graciel Josefino. Criação de ambientes de inovação no segmento de serviços de saúde: percepções a partir da cultura organizacional. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13949-
dc.description.abstractThis study proposed to understand how the different elements of organizational culture can influence in the creation of propitious environments to innovation in healthcare services in a clinical laboratory in the city of Pato Branco, PR. Considering this purpose, the specific objectives were: identify, from the leaders perceptions, the main elements of organizational culture that influence in the creation of propitious environments to innovation; Check, from the employees perceptions, the relationship between leadership practices and the creation of innovative environments; Analyze the relationship between the established culture and the required conditions to create innovative environments. In methodological terms, it was used a qualitative descriptive approach, thereunto, as data collection techniques, they were used semi-structured interviews with managers and employees of the organization. Two categories of analysis were listed: the elements of organizational culture that influence in the creation of innovation environments and the creation of innovation environments in a unique culture. In terms of theoretical framework, the concepts of innovation and organizational culture, as well as the propitious conditions to the creation of innovation environments were addressed. In this way, the main authors who supported the research were: Alvarenga (2005), Andrade (2005), Alvarez (2006), Oslo Manual (2004) Oak, Kings and Cavalcante (2011), Alvarenga, Choo (2010), Robbins , Judge and Sobral (2010), Tidd, Bessant and Pavitt (2008), Tiger (2006), Wagner and Holenbeck (2009). The syntheses were constructed from the excerpts analysis of research subjects who have outsourced aspects of the organization culture, mainly about precision aspects in the control of processes and in the way of consolidating the company culture. The organization is constantly seeking focus in management strategy and in innovation and this is clear by the expressive comments of managers. This dynamic occurs from important elements of organizational culture, associated with the structure of a company focused on quality control and accuracy in the results of clinical testing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.titleCriação de ambientes de inovação no segmento de serviços de saúde: percepções a partir da cultura organizacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender como os diferentes elementos da cultura organizacional podem influenciar na criação de ambientes propícios à inovação em serviços de saúde em um laboratório clínico da cidade de Pato Branco, PR. Considerando tal propósito, os objetivos específicos foram: Identificar, a partir das percepções dos líderes, os principais elementos da cultura organizacional que influenciam na criação de ambientes propícios à inovação; Verificar, a partir das percepções dos colaboradores, as relações existentes entre as práticas de liderança e a criação de ambientes de inovação; Analisar as relações existentes entre a cultura estabelecida e as condições necessárias à criação de ambientes de inovação. Em termos metodológicos foi utilizada uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, para tanto utilizou-se como técnicas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas para os gestores e colaboradores da organização. Foram elencadas duas categorias de análises: os elementos da cultura organizacional que influenciam na criação de ambientes de inovação e a criação de ambientes de inovação numa cultura singular. Em termos de construção do referencial teórico, abordou-se os conceitos de inovação e de cultura organizacional, bem como, das condições propícias à criação de ambientes de inovação. Neste sentido, os principais autores que subsidiaram a pesquisa foram: Alvarenga (2005), Andrade (2005), Arruda (2006), Manual de Oslo (2004) Carvalho, Reis e Cavalcante (2011), Choo, Alvarenga (2010), Robbins, Judge e Sobral (2010), Tidd, Bessant e Pavitt (2008), Tigre (2006), Wagner e Holenbeck (2009). As sínteses foram construídas a partir da análise dos excertos dos sujeitos de pesquisa, que externalizaram aspectos da cultura da organização, principalmente sobre aspectos de precisão nos controles dos processos e das formas de consolidação da cultura na empresa. A organização busca constantemente foco na estratégia de gestão e na inovação, isso se torna claro pelos expressivos comentários dos gestores. Esta dinâmica se dá a partir de elementos importantes da cultura organizacional, associadas à estrutura de uma organização focada em controle de qualidade e precisão nos resultados de análises clínicas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pezarico, Giovanna
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Audrey Merlyn Leonardi de
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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