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Título: Uso das ferramentas de custos e análise elasticidade-preço da demanda em um comércio varejista de combustíveis
Título(s) alternativo(s): Use of tools and cost analysis price elasticity of demand in a retail fuel
Autor(es): Cechinel, João Paulo
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Análise de valor (Controle de custo)
Controle de custo
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Lucros
Petróleo - Derivados - Preços
Value analysis (Cost control)
Cost control
Markup
Profit
Petroleum products - Prices
Data do documento: 20-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CECHINEL, João Paulo. Uso das ferramentas de custos e análise elasticidade-preço da demanda em um comércio varejista de combustíveis. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propor uma análise gerencial de custos em uma empresa varejista de combustíveis e identificar o índice de elasticidade-preço da demanda para auxiliar na gestão da empresa e na maximização do resultado, visando demonstrar a importância de uma análise gerencial de custos em uma empresa familiar, inserida em um mercado extremamente competitivo. Os postos de combustíveis, trabalham guiados pelo custo, pois os combustíveis são adquiridos com os impostos embutidos por substituição tributária e possuem uma margem de lucratividade pequena. Desta maneira, uma das alternativas para maximizar a lucratividade das empresas do setor é realizar uma análise gerencial de custos através da elasticidade-preço da demanda para identificar os preços de venda mais vantajosos. Assim, foram abordadas e apresentadas as principais utilidades e vantagens desta análise, bem como os conceitos e informações geradas a partir da implementação de um sistema de custeio variável. Para isso foi realizada uma entrevista semiestruturada com o sócio gestor da empresa com o intuito de evidenciar a importância de uma eficaz gestão de custos. Ainda na área gerencial, através da análise documental, foram coletadas informações, sobre o histórico das vendas, dos custos e despesas da empresa, para comparar com a pesquisa que foi realizada nos últimos três meses. E por fim, na área comercial, realizou-se uma pesquisa de campo, na atividade de venda de combustíveis da empresa, onde os preços dos três principais combustíveis (gasolina comum, gasolina aditivada e etanol) sofreram alterações, para verificar a elasticidade que a demanda sofre em relação ao preço de venda. Os resultados da pesquisa apontam que há uma grande elasticidade da demanda dos produtos em relação a variação de preços realizada. Houve um aumento significativo no resultado da empresa, principalmente nos meses de maio e junho, onde os preços de venda ficaram na média e abaixo da média, em relação aos seus concorrentes. Desta maneira, através da análise gerencial de custos, implementando um sistema de custeio variável e determinando a elasticidade-preço da demanda, foi possível gerenciar os fundamentos do preço de venda e custo unitário, para tomada de decisão de curto prazo eficaz, exigida pelo mercado de atuação da empresa, maximizando o resultado organizacional.
Abstract: This study aimed to propose a management cost analysis on a retailer of fuel and identify the elasticity of demand price index to assist in the management of the company and maximizing results, aiming to demonstrate the importance of managerial cost analysis in a family business, set in an extremely competitive market. The gas stations, work led by the cost because the fuels are purchased with the embedded taxes by tax substitution and have a margin of little profitability. Thus, one of the alternatives to maximize the profitability of companies in the sector is to conduct a management analysis of costs by demand price elasticity to identify the most advantageous selling prices. So it was addressed and presented the main utilities and advantages of this analysis as well as the concepts and information generated from the implementation of a variable costing system. For this a semi-structured interview with the managing partner of the company in order to highlight the importance of effective cost management was carried out. Still in the management area through the document analysis, information on the history of sales were collected, costs and expenses of the company, to compare with the research that was carried out in the last three months. Finally, in the commercial area, there was a field research in fuel sales activity of the company, where the prices of three main fuels (regular gasoline, leaded gasoline and ethanol) have changed to verify the elasticity that demand suffers in relation to the selling price. The survey results indicate that there is a high elasticity of demand for the products in relation to changes in prices realized. There was a significant increase in the company's bottom line, especially in the months of May and June, where sales prices were on average and below average compared to its competitors. In this way, through the management cost analysis, implementing a variable costing system and determining the price elasticity of demand, it was possible to manage the fundamentals of selling price and unit cost for making the effective short-term decision, required by the market the company operates, maximizing organizational results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14178
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