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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Karina dos
dc.creatorVieira, Suelen Gilmara
dc.date.accessioned2020-11-17T11:50:41Z-
dc.date.available2020-11-17T11:50:41Z-
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.citationSANTOS, Karina dos; VIEIRA, Suelen Gilmara. Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14200-
dc.description.abstractAccounting Theory subject became mandatory from 1994 due to the advent of Resolution nº 003, 05 October 1992. Since then, we had seen little progress in this field of study due to the difficulties in finding adequate bibliography, prepared teachers and methods that interest the students to a theoretical subject in a predominantly practical course. Thus, this study analyzed the students' perception of Accounting courses in institutions located in Pato Branco about the teaching of Theory of Accounting subject. It aimed to analyze the point of view of the graduates and graduating students by checking their profile and the importance and satisfaction expressed by them about the theory teaching. This work is described as quantitative and it uses a questionnaire for data collecting in the three education institutions of Pato Branco: IE “A”, IE “B”; and IE “C”.. The research universe consisted of 371 graduates and undergraduates that attended the subject. From these 371 students, 244 answered the questionnaire. Then, the results were obtained and they were compared to similar studies in the literature. The sample consisted of women between 17 and 25 years that work in the accounting area. The students of IE “A” and IE “C” demonstrate great importance on Accounting Theory subject. Besides, the respondents of IE “C” are the ones that demonstrated the greatest satisfaction with the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Metodologiapt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Methodologypt_BR
dc.subjectAccounting - Study and teachingpt_BR
dc.titleQual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade?pt_BR
dc.title.alternativeWhat is the perception of accounting students in institutions of Pato Branco on the teaching of Accounting Theory subject?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Teoria da Contabilidade passou a ser obrigatória a partir de 1994, com o advento da Resolução nº 003, de 05 de Outubro de 1992. Desde então, nota-se pouco avanço neste campo de estudo, devido às dificuldades em se encontrar bibliografia adequada, professores preparados e métodos que despertem o interesse dos discentes para uma disciplina teórica, em um curso predominantemente prático. Diante disso, o presente estudo analisou a percepção dos alunos, dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade. Tendo como objetivo analisar o ponto de vista dos acadêmicos egressos e ingressos, verificando o perfil destes, a importância e satisfação atribuída por eles com relação ao ensino de Teoria. Este trabalho possui caráter quantitativo e se utiliza de questionário, mais especificamente de pesquisa survey, para a coleta de dados nas três instituições de Ensino Superior de Pato Branco: IE “A”, IE “B”; e IE “C”. Contando com um universo de 371 estudantes egressos e ingressos da disciplina, dos quais 244 compreendem aos respondentes deste estudo. Assim, em sequência, foram apurados os resultados e comparados com trabalhos semelhantes encontrados na literatura. O publico alvo da pesquisa é composto por mulheres entre os 17 e 25 anos, que trabalham na área contábil. Os acadêmicos das IE “A” e IE “C” são as instituições que demonstram maior importância quando a disciplina de Teoria da contabilidade. E ainda, os respondentes da IE “C” são os quais apresentam maior satisfação com a disciplina.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
dc.contributor.referee1Valmorbida, Sandra Mara Iesbik
dc.contributor.referee2Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.referee3Antonelli, Ricardo Adriano
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
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