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Título: Relevância dos conhecimentos de tecnologia da informação para atuação do profissional contábil
Título(s) alternativo(s): Revelance of information technology knowledge for perfornance accounting professionals
Autor(es): Matana, Lucas Luciano
Fausto, Viviane Tibes
Orientador(es): Silva, Marivânia Rufato da
Palavras-chave: Sistemas de informação gerencial
Tecnologia da informação
Contadores
Management information systems
Information technology
Accountants
Data do documento: 22-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MATANA, Lucas Luciano; FAUSTO, Viviane Tibes. Relevância dos conhecimentos de tecnologia da informação para atuação do profissional contábil. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente trabalho buscou identificar os conhecimentos de tecnologia da informação considerados relevantes para atuação do profissional contábil na percepção dos contadores do estado do Paraná. Esta pesquisa se deu por meio de um questionário construído com base nos conteúdos ligados a tecnologia da informação presente nos planos de ensino dos cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná e de uma adaptação da técnica Delphi aplicada a um grupo de especialistas nas áreas de contabilidade e sistemas de informação. Por meio do método survey, o questionário construído foi aplicado aos contadores do estado do Paraná sendo que foram obtidas 147 respostas. A analise dos dados deu-se de forma qualitativa e quantitativa por meio do método coeficiente de variação e análise fatorial. Como principais resultados destaca-se que a partir da análise fatorial os resultados foram agrupados em 7 fatores: (1) Conceitos de Tecnologia / Sistemas de Informação; (2) Análise de Sistemas de Informação; (3) Sistemas de Informação Contábil; (4) Relação entre Sistemas de Informação e Empresa; (5) Informática Básica; (6) Atualização de Software / Conhecimentos de lnternet; (7) Instalação de Programas. Destacaram-se com maior relevância os fatores 3, 6 e 4. Assim, percebe-se que os profissionais contábeis valorizam a operacionalização de sistemas de informação contábil, o conhecimento dos benefícios que os sistemas oferecem para empresa e a necessidade de conhecer as tecnologias de atualização dos sistemas que utilizam, bem como as ferramentas de internet. No que diz respeito a analise destes conhecimentos a luz dos planos de ensino, foi possível perceber que nem todos os conhecimentos considerados muito relevantes para a prática contábil estão presentes nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior públicas do Paraná.
Abstract: This study sought to identify the technology expertise considered relevant for the performance of the accounting professional in the perception of the accountants of the Parana State. This research was done through a questionnaire built on the basis of content related to information technology that is present in the teaching plans of the Accounting Sciences courses of Public Higher Education Institutions of the state of Paraná and an adaptation of the Delphi technique applied to a group of specialists in the areas of accounting and information systems. Through survey method, the questionnaire constructed was applied to the accountants of the state of Paraná and 147 responses were obtained. Data were analyzed qualitatively and quantitatively using the coefficient of variation and factorial analysis method. The main results that stands out from the factor analysis results were grouped into seven factors: (1) Concepts of Technology / Information Systems; (2) Analysis of Information Systems; (3) Accounting Information Systems; (4) Relationship between Information Systems and Enterprise; (5) Basic Computer; (6) Software Update / Internet Knowledge; (7) Software Installation. The highlights of more relevance were the factors 3, 6 and 4. Therefore, we realize that accounting professionals value the operation of accounting information systems and the knowledge of the benefits that the systems offer for businesses and the need to know the updating technologies of the systems they use, as well as the internet tools. Regarding to the analysis of this knowledge in light of the education plans, it was possible to perceive that not all the knowledge considered very relevant for the accounting practice are present in the Accounting Sciences Courses from publics IES in the State of Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14212
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