Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14277
Título: Características do bom professor sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis da geração Y das IES de Pato Branco
Autor(es): Guelfi, Bárbara Francielli Caleffi
Tumelero, Renato Cezar
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Geração Y
Professores - Formação
Contabilidade - Estudo e ensino
Ensino superior - Metodologia
Professores - Avaliação por estudantes
Professores universitários
Generation Y
Teachers, Training of
Accounting - Study and teaching
Education, Higher - Methodology
Student evaluation of teachers
College teachers
Data do documento: 10-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GUELFI, Bárbara Francielli Caleffi; TUMELERO, Renato Cezar. Características do bom professor sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis da geração Y das IES de Pato Branco. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: É notável a diferença entre as gerações anteriores e a atual de ingressantes em Instituições de Ensino Superior (IES). As gerações anteriores tiveram menos exposição à tecnologia do que a Geração Y, que já nasceu no meio da era da informação, acarretando alterações de comportamento, preferências e percepções. Desta forma, este estudo objetivou destacar as características de um bom professor na visão dos discentes de Ciências Contábeis da geração Y das IES de Pato Branco. Esta pesquisa se trata de uma replicação e as características que constam no questionário foram baseadas no questionário original, dentre elas: ter conhecimento, ser culto, ter domínio de aula, tom de voz, entre outras. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado presencialmente, sendo obtidas 329 respostas, sendo que destas, 265 são válidas e 64 foram não válidas. Dos 64 não válidos, 11 questionários são de respondentes não pertencentes à Geração Y e 53 são de questionários onde havia a inexistência de uma ou mais respostas em qualquer um dos itens. Os resultados da pesquisa indicam que, independente de analisar-se individualmente ou nos grupos as de maior relevância para os discentes são as que se referem aos Grupos 1 e 2, ou seja, ao conhecimento, domínio de conteúdo, clareza nas explicações, didática e preparo de aula. A variável Tecnologia apareceu juntamente com as características de relacionamento entre o professor e o aluno em terceiro lugar, somando 8,4 de nível de relevância para os discentes das IES. Os atributos pessoais dos docentes foi o grupo que obteve menor média, podendo ser considerado de menor relevância para caracterizar um bom professor de acordo com os acadêmicos respondentes. Quando analisada a média por instituição, as características mantiveram a hierarquia de relevância, porém com médias distintas de IE para IE. Desta forma, os resultados indica que ter conhecimento sobre a disciplina, uma boa didática e clareza nas explicações são características importantes em um professor. Contudo, a Geração Y também espera que um docente tenha um bom relacionamento com seus alunos, tendo o interesse na utilização da tecnologia em sala de aula.
Abstract: It’s noticeable the difference among the previous generations and the present concerning to the ones who join Higher Education Institutions (HEI). The previous generations had less technology access than Y Generation, which has been born in information era, this has brought alterations relating to behavior, preferences and perceptions. Thus, the present study aimed to highlight the characteristics of a good teacher according to vision of the Accountancy students, from Y generation, of HEI from Pato Branco. This search is a replication and the characteristics mentioned in the questionnaire were based on the original questionnaire, among them: to have knowledge, to be cult, to have class mastery, to have and adequate voice tone, among others. The data collection was performed by a questionnaire applied in person, as a result there were 329 answers, from them, 265 were valid and 64 were not. From the 64 questionnaires not valid, 11 were answered by people who did not belong to Y generation and 53 lacked one or more answers in more than one item. The results of the search indicate that, independent of an individual or group analysis the most relevant to the students are those concerning to 1 and 2 Groups, in other words, to show knowledge, class mastery, clear explanation, didactic and class preparation. The variable Technology was shown along with the characteristics of relationship among the teachers and the students and thirdly, adding 8,4 of relevance level to the HEI students. The personal attributes of teachers was the group that obtained smaller average and it can be considered with less relevance to characterize a good teacher according to college students who answered the questionnaires. When it was analyzed the average by education institutions (EI), the hierarchy of relevance related to the characteristics was kept the same, however with distinct averages from EI to EI. Thus, the results indicate that having knowledge of the subject, a good didactic and giving clear explanations are the most important characteristics for a teacher. Nevertheless, the Y Generation also expects having a good student-teacher relationship and teachers that are interested in using technology for their classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14277
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2014_2_05.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.