Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14373
Título: Utilização de planilhas eletrônicas para o auxílio no dimensionamento de fundações profundas
Autor(es): Brambilla Junior, Valdir
Orientador(es): Rambo, Sérgio Tarcísio
Palavras-chave: Análise estrutural (Engenharia)
Fundações (Engenharia)
Engenharia de estruturas
Planilhas eletrônicas
Structural analysis (Engineering)
Foundations
Structural engineering
Electronic spreadsheets
Data do documento: 30-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRAMBILLA JUNIOR, Valdir. Utilização de planilhas eletrônicas para o auxílio no dimensionamento de fundações profundas. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade a elaboração de uma planilha eletrônica para o dimensionamento de fundações profundas, capaz de auxiliar o engenheiro civil na tomada de decisão quando da elaboração do projeto de fundação por estacas. Com o intuito de mostrar a importância da utilização de planilhas eletrônicas na engenharia, área que se desenvolve cada vez mais em torno de softwares específicos e de preços muito elevados, este trabalho vem mostrar a eficiência e aplicabilidade das planilhas eletrônicas para se resolver problemas pertinentes nas variadas áreas de atuação dos engenheiros. Para tanto, desenvolveu-se uma planilha eletrônica através do software Microsoft Excel, utilizando os seus mais variados recursos disponíveis, desde os mais básicos, como fórmulas e formatação de textos, até os mais avançados, como recursos de programação do Excel. Ao fim, dimensionou-se as fundações profundas de um edifício genérico, em um solo genérico, analisando três soluções de estacas para o caso em um comparativo de custos, demonstrando que, para o problema em questão, as estacas do tipo pré-moldadas tornaram-se mais viáveis economicamente do que as do tipo Franki e hélice contínua.
Abstract: The purpose of this study was to develop a spreadsheet for the design of deep foundations, which may help engineers in the project of pole foundations. The program was developed for Microsoft Excel and shows the efficiency and applicability of spreadsheets to aid designers to solve their problems related to specific subjects as pole foundations design. Finally, case studies demonstrate the use of the program for three different solutions of foundations for a building, providing a comparison of costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14373
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2014_1_12.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.