Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Yasmim Vacarin
dc.date.accessioned2020-11-18T12:04:43Z-
dc.date.available2020-11-18T12:04:43Z-
dc.date.issued2015-11-20
dc.identifier.citationFRANCO, Yasmim Vacarin. Análise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodovias. 2015. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14489-
dc.description.abstractRoad transportation is the most widely used system for moving passengers and cargo transportation in Brazil. Adding this to the turbulent and inordinate growing of the cities, there is a need for pedestrian walkway implementation over highways, an essential security element. These walkways are usually built without deep studies of deployment and use, so that public money is often misapplied, since pedestrians - target audience of this construction - wind up not taking advantage of it. This work comes to show the importance of a better use of walkways, as well as the security provided for them by decreasing traffic accidents involving pedestrians. All this through a case study on the walkway insertion region and a project of an attractive architectural design to the public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRodovias - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Prevençãopt_BR
dc.subjectPedestres - Projetos de facilidadespt_BR
dc.subjectRoads - Safety measurespt_BR
dc.subjectTraffic accidents - Preventionpt_BR
dc.subjectPedestrian facilities designpt_BR
dc.titleAnálise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodoviaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transporte rodoviário é o sistema mais utilizado para movimentação de passageiros e transporte de cargas no Brasil. Somando isto com o fato do crescimento desordenado das cidades, tem-se a necessidade de implantação de passarelas de pedestres sobre rodovias, um fundamental elemento de segurança. Estas passarelas são, normalmente, construídas sem estudos significativos de implantação e de utilização, fazendo com que o dinheiro público seja, muitas vezes, mal aplicado, já que os pedestres – público alvo desta construção – acabam não aproveitando. Este trabalho vem com o intuito de mostrar a importância de um melhor aproveitamento das passarelas, assim como, a segurança por elas proporcionada, diminuindo acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Tudo isso, através de um estudo de caso na região de inserção da passarela e de um projeto arquitetônico atrativo à população.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Sabbi, Volmir
dc.contributor.referee1Sabbi, Volmir
dc.contributor.referee2Cézar Júnior, Paulo
dc.contributor.referee3Trombetta, Jairo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2015_2_32.pdf6,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.