Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14495
Título: Estudo da modelagem de radier rígido em concreto armado na análise da interação solo-estrutura
Título(s) alternativo(s): Design study of mat foundation in reinforced concrete in the analysis of soil-structure interaction
Autor(es): Cibulski Junior, Osvair Luis
Orientador(es): Dias, Gustavo Lacerda
Palavras-chave: Fundações (Engenharia)
Concreto armado
Engenharia de estruturas
Análise estrutural (Engenharia)
Foundations
Reinforced concrete
Structural engineering
Structural analysis (Engineering)
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CIBULSKI JUNIOR, Osvair Luis. Estudo da modelagem de radier rígido em concreto armado na análise da interação solo-estrutura. 2016. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão do dimensionamento de radier rígido em concreto armado, juntamente com alguns conceitos necessários para o mesmo, como por exemplo a previsibilidade de recalques, a interação solo-estrutura, e metodologias mais conhecidas para a modelagem de fundações do tipo Radier. Foi dimensionada uma fundação do tipo Radier sobre base elástica, com o auxílio do software SAP 2000 para a obtenção dos esforços internos da estrutura, para uma edificação de 2 (dois) pavimentos, sendo o objeto de estudo principal a interação solo-estrutura, considerando o solo como um semi-espaço elástico linear, e para isto utilizou-se uma discretização por métodos não-rígidos, mais especificamente a hipótese de Winkler, a qual considera o solo como uma cama de molas distribuídas uniformemente. Os critérios de obtenção do coeficiente de reação vertical do solo são apresentados ao longo do trabalho em capítulo específico. Como resultado, pode-se perceber a importância da análise da interação solo-estrutura para aproximar o modelo analítico com o comportamento real da estrutura.
Abstract: This paper presents an overview of the designing methods for rigid mat foundations, along with some essential concepts for them, such as the settlements estimation, soilstructure interaction, and best-known methods for modeling mat foundations. A Mat foundation on elastic base has been designed with the aid of SAP 2000 software in order to obtain the internal stresses of the structure of a 2 (two) story building. The main object of study is the soil-structure interaction, considering soil as a linear elastic half-space, and it used a non-rigid discretization method, more specifically Winkler’s hypothesis, which considers the soil as a bed of springs distributed uniformly. The criteria for obtaining the coefficient of subgrade reaction are presented throughout the work in a specific chapter. As a result, it was possible to realize the importance of soilstructure interaction analysis to approximate the analytical model with the actual behavior of the structure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14495
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2016_2_37.pdf5,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.