Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14499
Título: Aplicação do método do PCI - Paviment Conditions Index: para determinação de serviços de restauração e manutenção em um trecho da Avenida Tupi de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Application of PCI method - paviment condition index: to determine restoration and maintenance services on stretch at Tupi Avenue in Pato Branco - PR
Autor(es): Berbel, Mauê Foloni
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Levantamentos de trânsito
Pavimentos - Manutenção e reparos
Pavements, Asphalt
Traffic surveys
Pavements - Maintenance and repair
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERBEL, Mauê Foloni. Aplicação do método do PCI - Paviment Conditions Index: para determinação de serviços de restauração e manutenção em um trecho da Avenida Tupi de Pato Branco - PR. 2016. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O pavimento se deteriora ao decorrer do tempo devido principalmente ao tráfego e às condições climáticas. Desta forma, ao longo do mesmo surgem defeitos de vários tipos que impactam negativamente nas condições de rolamento da via. O presente trabalho utiliza o Método do PCI para analisar as condições de um trecho da Avenida Tupi com seis anos de utilização. Para tal, se faz necessário descrever os tipos de defeitos, suas severidades e extensões para caracterizar as condições do pavimento e fazer uma contagem de tráfego a fim de caracterizar o fluxo de veículos. Ao analisar os resultados, percebe-se que o pavimento estudado é submetido a um tráfego pesado de veículos e os defeitos mais frequentes são desgastes e fissuras longitudinais e estes não impactam de maneira significativa nas condições do pavimento. Mesmo que a situação do pavimento seja muito boa, sugerem-se atividades de manutenção, como remendos, selagem de trincas e aplicação de um micro revestimento, a fim de aumentar a vida útil do pavimento e diminuir custos maiores futuramente. Pode-se perceber que o método de avaliação foi útil, já que correspondeu à realidade e aos resultados esperados, sendo que intervenções obtidas pelo método são as mesmas a serem adotadas na via comumente.
Abstract: The pavement deteriorates over time mainly due to traffic and weather conditions. Thus, there are the emergence of defects of various types that negatively impact on the rolling conditions of the track. . This work uses the PCI Method to analyze the conditions of a stretch of Tupi Avenue with six years of use. To accomplish this task, it is necessary to describe the types of defects, their severities and extent, to define the pavement conditions and to make a traffic count in order to characterize the flow of vehicles. By analyzing the results obtained, it is noticed that the studied pavement is in a very good condition, however, we suggest maintenance activities, such as patches, sealing cracks and applying a micro coating in order to increase the pavement useful life and reduce higher costs in a few years. Finally, it was verified that the evaluation method was useful, since it corresponded to the reality and the expected results, so future interventions may be adopted in the way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14499
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2016_2_40.pdf5,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.