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Título: Estudo de recuperação da rodovia BR-163: trecho de São Miguel do Oeste - SC à Dionísio Cerqueira - SC
Título(s) alternativo(s): Recovery study of BR-163: segmet between São Miguel and Oeste à Dionísio Cerqueira - SC
Autor(es): Galvan, Isabela Caroline Gagliotto
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Rodovias - Manutenção e reparos
Rodovias - Especificações
Pavimentos - Defeitos
Pavimentos de concreto asfáltico
Roads - Maintenance and repair
Roads - Specification
Pavements - Defects
Pavements, Asphalt concrete
Data do documento: 21-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GALVAN, Isabela Caroline Gagliotto. Estudo de recuperação da rodovia BR-163: trecho de São Miguel do Oeste - SC à Dionísio Cerqueira - SC. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Sendo um dos principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico de uma região, as rodovias devem atender ao público que sobre ela trafega, oferecendo condições mínimas de segurança ao rolamento, conforto e economia de operação. Quando percebe-se que uma rodovia não atende mais a esse tripé, faz-se necessária uma intervenção no pavimento de modo a recuperar suas condições funcionais e estruturais. A escolha de estudar o trecho da rodovia BR-163 entre os municípios de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira (SC), se justifica pelo elevado índice de patologias apresentadas pelo pavimento, que estão interferindo significativamente no conforto dos usuários ao trafegar pela via e também pelo alto índice de acidentes de trânsito. Para que se possa sugerir uma recuperação da serventia do trecho em estudo, será avaliada a condição superficial da camada de rolamento através do método IGG; a condição estrutural do pavimento com equipamento FWD e seu volume de tráfego; que através de equações empíricas resultaram em uma espessura de reforço a ser executada.
Abstract: As one of the main elements related to the socioeconomic development of a region, roadways must support the minimum requirements of traffic safety, comfort and operational economy. As soon as it is noticed that the roadway is no longer able to support those requirements, an intervention is needed in order to recover its ideal functional and structural attributes. The choice of studying the BR-163 segment between São Miguel do Oeste and Dionísio Cerqueira (SC) is justifiable due to innumerous pavement defects and failures that are significantly interfering with the roadway users. Also, the high number of traffic accidents. In order to suggest a serviceability improvement of the segment in study, this research is intended to evaluate the pavement’s surface layer the IGG method; the pavement’s structural condition with FWD equipment and the traffic volume. Empirical equations will result in a reinforcement thickness to be built.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14505
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