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Título: Veículo autônomo: uma contribuição para estacionamento
Título(s) alternativo(s): Autonomous vehicle: a contribution to parking
Autor(es): Biesek, Leandro José
Orientador(es): Linares, Kathya Silvia Collazos
Palavras-chave: Robôs - Sistemas de controle
Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Estacionamento de automóveis
Sistemas embarcados (Computadores)
Robots - Control systems
Intelligent transportation systems
Automobile parking
Embedded computer systems
Data do documento: 9-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BIESEK, Leandro José. Veículo autônomo: uma contribuição para estacionamento. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias trouxe inovação e mudanças nos veículos. Nos últimos anos pesquisas têm se voltado ao desenvolvimento de veículos autônomos, isto é, o veículo assumir a função de condução humana para estacionamento e para a condução nas vias urbanas e nas estradas. Estacionar um veículo, tendo sido determinado o local de estacionamento, é um processo algorítmico de ângulo de giro e deslocamento. Entretanto, as dificuldades nesse processo relacionam-se a: espaços reduzidos de estacionamento bem como ao tempo dispendido em localizar uma vaga em grandes estacionamentos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de veículo que realiza a manobra de estacionamento de forma autônoma a uma vaga predeterminada, e, posteriormente realiza o procedimento de saída. O protótipo utiliza sensores ultrassônicos, encoders e microcontrolador.
Abstract: The development of technology brought innovation and changes in vehicles. In recent years, researches have focused on the development of autonomous vehicles, in other words, the vehicle takes human driving function for parking, driving in the city or on the road. Parking a vehicle, having determined the parking location, is an algorithmic process of angle of rotation and displacement. However, the difficulties in this process relate to parking spaces reduced and the time spent in locating a place in large parking lots. This work presents the development of a vehicle prototype that performs the parking maneuver autonomously at a predetermined space, and then performs the exit procedure. The prototype uses ultrasonic sensors, encoders and microcontroller.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14618
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